Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

A AUTORA RELEMBRA: SOLANGE CASTRO NEVES


Hoje na Sessão "O Autor Relembra" (no caso, a autora), vamos conhecer um pouco mais sobre a carreira de Solange Castro Neves. Principal colaboradora da grande Ivani Ribeiro, a quem ela considera sua grande mestra, Solange também trabalhou como pesquisadora de texto e além das novelas de Ivani, fez parte da equipe dos grandes sucessos "Brega & Chique" (1987) e "Que Rei Sou Eu?" (1989), de Cassiano Gabus Mendes. Na Globo seus maiores sucessos são "Mulheres de Areia" (1993) e "A Viagem" (1994, como coautora). Na Record, Solange assinou o grande sucesso "Marcas da Paixão" (2000) e "Roda da Vida" (2001). Solange Castro Neves é uma autora bastante versátil, que não tem medo de mergulhar nas emoções. Além das novelas, ela também escreveu roteiros de cinema, peças de teatro, livros e ministra cursos de roteiros.

Confiram os depoimentos da autora sobre seus trabalhos na TV e saiba o que ela está fazendo atualmente:


Final Feliz (1982)


"Esta novela me deu muitas alegrias. Era a minha primeira vez trabalhando lado a lado com a Ivani, a minha grande mestra. Estava encantada, a trama era maravilhosa, os atores excepcionais. Um fato me marcou muito nesta novela. Já fazia seis meses que estávamos trabalhando. A casa dela era um sobrado, e como todas as tardes, estava escrevendo em sua antiga máquina Olivetti, enquanto ela estava recebendo uma visita do seu guru, Alex. Um homem a quem ela brincava dizendo que era o seu bruxo, e lhe protegia de todas as energias não qualificadas da vida. Envolvida com os diálogos, escutei sua voz me chamando. Desci as escadas e no meio dos degraus me deparei com uma figura de um homem de olhos bem verdes, me olhando profundamente. Para encurtar a história, ele disse em alto e bom tom que eu era uma pessoa confiável, ingênua, sonhadora, que amava meu trabalho e assim foi me descrevendo como se já me conhecesse há muito tempo. A minha reação foi a pior possível, não conseguia controlar as lágrimas enquanto tentava engolir o choro. A vontade que eu tinha era pegar minhas coisas e ir embora e já ia voltando para trás quando ele, em outro tom de voz me explicou que a Ivani era uma mulher pública e que por isso muitas pessoas se aproximavam dela para tirar vantagem, e que ela já havia sofrido muitas decepções no decorrer da sua vida. Ela me abraçou, me beijou emocionada e me chamou de filha."

Amor com Amor se Paga (1984)


"Antes de começar a novela, Ivani me pediu para que eu fizesse um curso de câmera, para que eu pudesse ter noção de direcionar as cenas da maneira correta para facilitar ao diretor a gravação e também para que me desse a certeza de que a mensagem principal da cena fosse transmitida claramente. A Ivani tinha uma carpintaria, ou melhor dizendo, a técnica de escrever, com muitas rubricas. Assim, fiz o curso com a cineasta Ana Carolina e me surpreendi com a complexidade de uma filmagem."

Brega & Chique (1987)


"Através do Paulo Ubiratan, conheci Cassiano e lhe mostrei uma pequena sinopse sobre a vida de uma amiga minha que era muito rica, seu marido tinha um alto cargo em uma multinacional, e de repente, por motivos alheios à sua vontade, ele perde tudo e tem suas contas confiscadas. Ela então, decide cozinhar e vender marmitas. Contei essa história para ele que gostou da trama e assim nasceu 'Brega & Chique'. Assim Cassiano me deu a oportunidade de trabalhar ao seu lado e aprender, no convívio do dia a dia, a desenvolver uma tragicomédia, onde a ironia sadia nos diálogos inteligentes e irônicos, sobressaíam atraindo e encantando o público das 19 horas. Outro fato engraçado foi o Cassinho que fez o Bruno, filho do Barnabé, personagem do Denis Carvalho. Eu, sempre tive problemas com dicção, trocava o L pelo R. Assim, me diverti muito com o Bruno que tinha essas mesmas características."

Que Rei Sou Eu? (1989)


"'Que Rei Sou Eu?' foi a primeira novela de época que trabalhei. Eu que não gostava de política, aprendi a ler quatro jornais por dia e adentrar num jogo de arco e flecha. As flechas eram lançadas através dos diálogos e direcionadas aos políticos atuais, falando de suas falcatruas, de maneira tal que eles não tinham como se pronunciar contra a novela, apesar do público saber de quem a gente estava falando. Outro fato muito interessante foi através do ator Stenio Garcia, que sempre admirei muito através das novelas da Ivani com quem trabalhava, e por causa do seu potencial artísticos, conversando com o Cassiano, em vez dele ser apenas um dos três mosqueteiros, iríamos transformá-lo no bobo da corte. A atuação dele foi hilária, marcante. Quase todos os dias eu recebia o telefonema do Carlinhos, o maquiador da Globo, reclamando do trabalhão que eu dava ao mandar em microfilmes para ele, a caracterização do personagem em muitas cenas atípicas. Quando ele ganhou o prêmio de melhor maquiador, ele ofereceu o prêmio a mim."

O Sexo dos Anjos (1989) 


"Houve um fator infeliz nesta novela porque a Ivani que era extremamente romântica e Roberto Talma, a quem eu admiro e tenho muito carinho, um diretor com uma visão modernista, acabaram batendo de frente e eu sem querer fiquei no meio deste embate, com a difícil tarefa de escolher um substituto que estivesse na equipe do Roberto. Como conhecia apenas o desempenho do Fabio Sabag, que trabalhou em 'Que Rei Sou Eu?', sabia que ele corresponderia às nossas expectativas. Indiquei-o sem titubear, causando um certo constrangimento nos outros dois. Foi uma situação extremamente desagradável mas hoje sei que o meu querido Roberto entendeu minha posição."

Mulheres de Areia (1993)


"Aprendi com a minha mestra quase tudo que sei e juntas unimos duas novelas em uma só. 'Mulheres de Areia' e 'O Espantalho' e criamos assim uma terceira. Posso dizer, de cátedra, que uma adaptação é muito mais difícil do que trabalhar com a original porque não é fácil a comparação que o telespectador tem da antiga com a nova, e também com o passar do tempo, as tramas tem que ter uma roupagem diferente. Vou dar um exemplo: a Rutinha feita magistralmente pela Eva Wilma, na primeira versão, era uma jovem virgem, ingênua, sofredora, e na segunda, como dizia Ivani, “a  sua Rutinha” era uma jovem que havia se decepcionado com o seu primeiro amor e perdido um filho que carregava no ventre. O Tonho da Lua, feito por Marcos Frota, também tinha características que o primeiro não teve, devido ao fato de eu já ter trabalhado com crianças especiais e portanto não achava justo, para estas, que Tonho ficasse curado quando a realidade era bem diferente. Assim ele continuou sendo uma criança grande que amou eternamente a sua Rutinha."

A Viagem (1994) 


"Foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos. Foi a primeira novela que assinei como coautora, pois nas outras fui colaboradora e antes pesquisadora de texto. Na verdade, pesquisador de texto não é apenas aquele que faz pesquisas e catalografa os personagens ou resumos da história. Ele também escreve cenas só que antes havia uma hierarquia. A pessoa passava anos como pesquisador de texto, depois colaborador, depois como coautor e depois de toda esta vivência é que ele se intitularia autor de sua própria obra."

Quem é Você? (1996) 


"Foi uma novela que tinha tudo para dar certo, mas que infelizmente saiu do trilho, não deu certo. Deixou um gostinho de quero mais. É nos erros que aprendemos a seguir em frente e acertar o passo."

Marcas da Paixão (2000) 


"Foi uma experiência gratificante porque tinha acabado de sair da Globo onde havia uma mega estrutura por trás, ao contrário da Record, que estava dando os primeiros passos. Os percalços tornavam mais difícil o meu trabalho. Em contrapartida, tive de aprender a criar dentro das possibilidades da nova casa, o que expandiu o meu campo de trabalho. O mais importante é que a novela deu certo, atingiu índices maiores do que o esperado."

Roda da Vida (2001) 


"A sinopse de 'Roda da Vida' é minha mas não escrevi a novela, saí para fazer um outro trabalho quando tive de parar por causa de doença grave em família. Na verdade, para não dizer que parei com tudo, comecei a ministrar cursos de roteiro para cinema e TV. Logo depois, quando fiquei viúva, fui fazer pós graduação na FAAP para cinema e TV."

Os novos projetos da autora:

"Fiz dois roteiros de longa metragem e tenho duas sinopses de novela que estão sendo avaliadas. Enquanto isto estou escrevendo uma peça de teatro e ministrando cursos pelo Brasil afora."



quarta-feira, 3 de abril de 2013

O AUTOR RELEMBRA - JÚLIO FISCHER


Hoje estreia uma nova seção no blog, "O Autor Relembra". Como o próprio nome diz, é uma seção onde os autores de novelas relembram seus principais trabalhos na telinha, em pequenos depoimentos contando como foi a experiência de participar de cada um desses trabalhos, que fazem parte da história da televisão e da memória afetiva do público, além, é claro, de ter marcado a vida e trajetória profissional de seus autores.

Na estreia da seção, temos o talentoso autor Júlio Fischer. Ele fez parte da equipe de vários programas da Globo, como "Sítio do Picapau Amarelo" (2002) e "Brava Gente" (2001) e trabalhou como colaborador em novelas de sucesso como "Era Uma Vez..." (1998), "O Profeta" (2006) e "Cama de Gato" (2009), além de ter escrito peças de teatro de sucesso, como "Isaurinha Garcia" e "Personalíssima". Atualmente Júlio faz parte da equipe da ótima novela "Flor do Caribe" e também está no ar com a reprise de "O Profeta". Apesar da correria, ele topou gentilmente relembrar seus principais trabalhos na TV. Confiram os depoimentos de Júlio Fischer:

1 - Era uma vez (1998)


"A primeira novela de que participei como colaborador, de autoria do Walther Negrão, com quem tenho a felicidade de trabalhar até hoje. Uma novela bonita, que deixou saudades."


2 - Vila Madalena (1999)


"Novamente sob a batuta do Negrão, a novela teve alguns percalços de audiência, o que não afetou em nada o entusiasmo da equipe, que tinha também Paulo Cursino, Elizabeth Jhin, Ângela Carneiro e uma novata que estreava como colaboradora, Thelma Guedes, hoje autora-titular consagrada."


3 - Brava Gente - A Sonata (2002)


"Adaptação que escrevi, ainda na oficina de roteiristas (com supervisão do mestre Flávio de Campos) de um conto de Érico Veríssimo. Foi lindamente dirigida pelo Jayme Monjardim e a Teresa Lampreia, e contou ainda com uma sonata composta especialmente para o programa por Marcus Viana. No elenco primoroso tínhamos Mariana Ximenes, Ângelo Antonio, Tato Gabus Mendes, Susana Vieira, Nair Bello... Ficou tão bonito que foi lançado em DVD."

Clique aqui para assistir "A Sonata" no You Tube.

4 - Coração de Estudante (2002)


"Uma novela bonita, deliciosa, com um elenco bárbaro e que caiu no gosto do espectador."


5 - Sítio do Picapau Amarelo (2002)


"O 'Sítio' ocupa um lugar especial no meu coração. Mergulhar no universo de Monteiro Lobato foi uma aventura rica, divertida e de uma tremenda responsabilidade, dada a envergadura da obra de Monteiro Lobato e sua importância na formação cultural do nosso país."

6 - O Profeta (2006)


"Um marco, pois foi o primeiro trabalho de minhas queridas amigas Duca Rachid e Thelma Guedes como autoras titulares, numa adaptação livre da trama de Ivani Ribeiro (que foi inteiramente recriada, na verdade). Uma história emocionante, que tratava de valores como ética e a responsabilidade pelos nossos atos, tudo embalado numa linda história de amor." 


7 - Eterna Magia (2007)



"Uma ousadia da autora Elizabeth Jhin, que misturou magia com um enredo folhetinesco no qual ela deu provas de sua grande capacidade inventiva. Um trabalho que foi muito prazeroso." 


8 - Desejo Proibido (2007)



"Uma das novelas de que mais gostei de participar. Tinha uma história linda, personagens inesquecíveis e uma reconstituição de época impecável. Afora a oportunidade de escrever para atores do calibre de Eva Wilma, Lima Duarte, Nívea Maria, Claudio Marzo e tantas outras feras! Grazi Massafera (nossa heroína em 'Flor do Caribe' fazia um papel hilário, a casadora Florinda, e deu um show em seu segundo trabalho como atriz.)"


9 - Cama de Gato (2009)



"Um sucesso de Thelma Guedes e Duca Rachid, uma história palpitante, cheia de reviravoltas, e cuja protagonista era um personagem inesquecível, a faxineira Rose, vivida espetacularmente pela não menos espetacular Camila Pitanga."


10 - Araguaia (2010)



"Com visual deslumbrante, a novela, do Walther Negrão, conseguiu o feito de misturar lendas indígenas, guerrilha do Araguaia, circo e, claro, muito romance e emoção. O esforço valeu e a novela concorreu ao Emmy internacional como melhor telenovela."


11 - Cordel Encantado (2011)



"Duca e Thelma criaram uma das novelas mais lindas e geniais já feitas até hoje, e conseguiram o feito de criar um produto sofisticadíssimo do ponto de vista cultural  e estético e, ao mesmo tempo, de ampla comunicação popular (atestado pelos altos índices alcançados pela trama.)"


12 - Flor do Caribe (2013)



"Novamente sob a batuta do mestre Negrão, a novela tem sido, para todos nós, autores, uma oportunidade para darmos o melhor de nós com o propósito de criar uma boa história. Se vamos conseguir? Só o tempo dirá..."