Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

RECORDANDO: CAPÍTULOS DE NOVELAS ANTIGAS NO YOU TUBE

Para quem pensou que o blog tinha acabado, olha eu aqui de novo! Peço mil desculpas pela demora em atualizar, mas é que ando muito ocupado ultimamente e não sobra tempo de atualizar o blog o tempo todo. Mas quando vocês menos esperarem, pinta post novo por aqui. Também estou preparando algumas novidades para o "Super TV e Mais!". No momento estou combinando entrevistas com grandes autores, que eu acho que vocês vão gostar muito. Não vou falar os nomes porque ainda não sei se vai dar certo realmente fazer as entrevistas e também porque quero fazer uma surpresa para vocês.

Mas vamos ao que interessa. Hoje no "Recordando", resolvi relembrar algumas novelas antigas que eu tenho muita vontade de assistir, mas que talvez nunca serão reprisadas, nem mesmo no Canal Viva. Por isso temos que nos contentar assistindo apenas trechos desses grandes clássicos, no You Tube. Mas andei pesquisando e encontrei alguns capítulos inteiros de novelas antigas que estão disponíveis no site. Vou compartilhar com vocês os vídeos de algumas novelas que encontrei e que andam meio esquecidas atualmente.

O REBU (1974)


Uma das mais ousadas novelas da TV brasileira, "O Rebu", de Bráulio Pedroso, ficou famosa por concentrar toda a trama em dois dias, durante uma festa em que ocorria um assassinato. O suspense foi duplo, pois além de não saber quem era o assassino, o público também não sabia quem tinha morrido, resposta que só foi revelada no último capítulo. No You Tube, dá para assistir o primeiro capítulo e muitos outros trechos da novela.


O GRITO (1975)


Novela das 10 do dramaturgo Jorge Andrade, "O Grito" foi incompreendida na época, mas hoje é considerada uma das grandes novelas da década de 1970. O autor ambientou a novela num edifício em São Paulo, onde os moradores, preocupados com suas próprias vidas, acabam ignorando os problemas uns dos outros. Jorge Andrade fez uso de uma ambientação claustrofóbica, para falar da perda de individualidade das pessoas que vivem naquele edifício. Uma verdadeira obra-prima da TV, que talvez nunca seja reprisada. Quem quiser ver o primeiro capítulo no You Tube, vai perceber como a novela tinha uma estrutura inovadora, com tomadas meios cinematográficas e cenas curtas. O elenco também era excelente!


À SOMBRA DOS LARANJAIS (1977)


Novela das seis escrita por Benedito Ruy Barbosa e Sylvan Paezzo, baseada na obra de Viriato Correa, "À Sombra dos Laranjais" substituiu o grande sucesso "Escrava Isaura" (1976) e talvez por isso, não seja tão lembrada, pois sua repercussão foi muito menor que a de "Isaura", mas é considerada uma produção caprichada, com um bom elenco e uma história bastante agradável. Vejam o primeiro capítulo da novela:


SEM LENÇO SEM DOCUMENTO (1977)



Novela das sete escrita por Mário Prata, "Sem Lenço Sem Documento" era protagonizada por três empregadas domésticas (lembraram de "Cheias de Charme", né?) e não teve a mesma repercussão que "Estúpido Cupido" (1976), novela anterior do autor. Um dos destaques da novela era a linda abertura, reproduzindo uma fotonovela, ao som de "Alegria, Alegria", de Caetano Veloso. O último capítulo completo de "Sem Lenço Sem Documento" está disponível no You Tube.


CORAÇÃO ALADO (1980)


"Coração Alado", apesar de ter feito grande sucesso, foi uma das novelas mais criticadas de Janete Clair. A crítica a considerava obscura e sombria, muito melodramática e de estilo meio ultrapassado. Além disso, a novela teve cenas polêmicas, como o estupro de Vívian (Vera Fischer) por Leandro (Ney Latorraca) e a masturbação de Catucha (Débora Duarte) e foi muito prejudicada pela Censura. Veja o primeiro capítulo da novela:



AS TRÊS MARIAS (1980)


Baseada na obra de Rachel de Queiróz e escrita por Wilson Rocha e Walther Negrão, "As Três Marias" foi protagonizada por Gloria Pires, Nádia Lippi e Maitê Proença e é uma das novelas das seis que eu mais tenho vontade de assistir. O último capítulo está no You Tube. A qualidade da imagem não está muito boa, mas vale a pena assistir.


BRILHANTE (1981)


Primeira novela de Gilberto Braga a enfrentar problemas de audiência no ínício, "Brilhante" também foi muito visada pela Censura e isso prejudicou a compreensão de algumas tramas da novela. Depois de algumas mudanças, Gilberto conseguiu recuperar a audiência da novela. Veja o primeiro capítulo de "Brilhante":



CORPO A CORPO (1984)


Apesar de ter feito grande sucesso e ser considerada pelo público e pela crítica uma das melhores novelas de Gilberto Braga, "Corpo a Corpo" nunca foi reprisada e injustamente anda meio esquecida. Nossa única esperança de ver essa novela é no Canal Viva, mas enquanto isso não acontece, o jeito é se contentar vendo o ótimo e bem estruturado primeiro capítulo da novela no You Tube:



Essas foram algumas das novelas que encontrei no You Tube em capítulos completos, mas há muitas outras.  Só lembrando que não fui eu quem postou esses capítulos no site. Apenas encontrei e estou compartilhando aqui com vocês, telemaníacos. Assistam os capítulos. Vale muito a pena!




3 comentários:

  1. Nossa, só mesmo a Globo para não permitir assistir novamente suas novelas; cade Despedida de Solteiro???

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só mesmo a Globo para não permitir assistir novamente suas novelas; cade Despedida de Solteiro???

    ResponderExcluir
  3. É realmente a Globo está vendendo o seu patrimônio TD indica que está a beira de uma falência

    ResponderExcluir