Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

COLEÇÃO VAGA-LUME: LIVROS INESQUECÍVEIS QUE MARCARAM A VIDA DE MUITA GENTE


Costumo dizer sempre que a infância de ninguém é completa sem algumas coisas. No caso de crianças que gostam de ler, nenhuma infância é completa sem, entre outras coisas, gibis da Turma da Mônica, livros do Sítio do Picapau Amarelo e os livros da Coleção "Vaga-Lume".

Vou relembrar hoje a série "Vaga-Lume", que marcou a infância e adolescência de muita gente principalmente nas décadas de 1970, 80 e 90. É difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar da série, mesmo que nunca tenha lido nenhum livro da coleção.

A clássica série "Vaga-Lume" é publicada pela editora Ática desde 1972. São livros dedicados ao público infanto-juvenil e trazem histórias geralmente cheias de ação e aventura. Há também romances policiais juvenis e um escrito originalmente para adultos, mas adorado pelos leitores da série: "Éramos Seis", de Maria José Dupré. 


Os primeiros livros da coleção "Vaga-Lume" foram "Éramos Seis" e "A Ilha Perdida"(dois dos meus preferidos), de Maria José Dupré; "Cabra das Rocas", de Homero Homem; "Coração de Onça" e "O Gigante de Botas", de Ofélia e Narbal Fontes; e "O Escaravelho do Diabo" e "O Caso da Borboleta Atíria"(também adorei os dois), de Lúcia Machado de Almeida.

A partir da década de 1980 os títulos foram aumentando e a coleção se tornou cada vez mais popular. Os autores citados acima (com exceção de Maria José Dupré) foram publicando outros livros e outros autores começaram a aparecer, alguns escrevendo livros especialmente para a coleção, como é o caso de Marcos Rey, que conquistou os adolescentes com suas história policiais de tirar o fôlego, reunindo ação, comédia e romance. Os livros de Marcos Rey se tornaram uns dos mais populares da "Vaga-Lume" e fizeram muito sucesso. Li todos os livros dele na série e gostei de todos, principalmente de "Sozinha no Mundo", "Dinheiro do Céu""Enigma na Televisão", "Corrida Infernal" e "Doze Horas de Terror".


Conheci os livros da série "Vaga-Lume" em 2002, quando estava na quinta série. Minha professora Regina me presenteou com três livros que eu guardo até hoje com muito carinho: o já citado "Doze Horas de Terror", "Os Barcos de Papel" (de José maviael Monteiro) e "Na mira do Vampiro" (de Lopes dos Santos"). Me apaixonei de cara pelas histórias, pelo visual dos livros, pelas ilustrações e fui lendo mais e mais livros da série. Li tantos que já perdi a conta. Gostei da maioria deles e ainda tenho muitos dos livros.


Duas curiosidades sobre a série "Vaga-Lume" que nunca foram explicadas: na década de 80 a coleção publicava o livro "Cem Noites Tapuias"(que é muito bom), de Ofélia e Narbal Fontes. Depois o livro saiu da série sem explicação e até hoje ninguém entende por que isso aconteceu; outra curiosidade diz respeito aos livros "O Escaravelho do Diabo" e "O Feijão e o Sonho". Na década de 80 as capas e ilustrações dos dois foram modificadas. Até hoje são os únicos livros da série que tiveram essas mudanças. Todos os outros continuam com as capas e ilustrações da primeira publicação.


A "Vaga-Lume" continua sendo publicada até hoje. Há até uma coleção chamada "Vaga-Lume Júnior", com livros escritos especialmente para o público infantil. A cada dia surgem  mais livros e autores na série, mas os de maior sucesso continuam sendo os títulos antigos que consagraram a coleção. Nem sei se os livros publicados atualmente são bons ou não, pois só li os livros publicados até a década de 90, mas acho difícil que algum consiga superar as inesquecíveis histórias antigas da coleção. A "Vaga-Lume" não desperta mais o mesmo interesse de antes, mas continua sendo indispensável quando se quer ler boas histórias escritas especialmente para crianças e jovens.


Além dos livros já citados, outros dos meus preferidos são: "A Árvore que Dava Dinheiro", "Açúcar Amargo", "O Feijão e o Sonho", "Tonico", "Tonico e Carniça", "Zezinho, o Dono da Porquinha preta", "A primeira Reportagem", "Bem Vindos ao Rio" e muitos, muitos outros!

São histórias que nunca perdem o poder de seduzir e encantar. A série "Vaga-Lume" marcou a vida de muita gente. Ler os livros da coleção é voltar a ser criança, adolescente. É deixar-se envolver pela magia de boas histórias que serão sempre referência quando se fala de bons livros. Histórias que encantam crianças, jovens e adultos de todas as idades. Quem não conhece a "Vaga-Lume" não sabe o que está perdendo, mas nunca é tarde para se deixar envolver pela maravilhosa coleção!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

TRILHAS MARCANTES: NOVELA FELICIDADE (1991)


Hoje na sessão "Trilhas Marcantes" vamos relembrar a trilha sonora da novela "Felicidade", grande sucesso de Manoel Carlos, que está sendo reprisada no Canal Viva.


TRILHA NACIONAL


Entre os destaques da trilha nacional de "Felicidade", estão duas músicas do Roupa Nova: "Começo, Meio e Fim" - tema de Helena (Maitê Proença) e Álvaro (tony Ramos); e "Felicidade", tema de abertura. Participam também da trilha sonora nacional da novela, cantores como Beto Guedes ("Meu Ninho"), Leandro e Leonardo ("Você Ainda Vai Voltar") e Joanna ("Estranha Dependência"), entre outros.

Veja um vídeo com uma prévia de cada música da trilha nacional:



TRILHA INTERNACIONAL


A trilha internacional da novela também está cheia de músicas de sucesso, entre elas: "Theme From 'Dying Young'", de Kenny G.; "Peace", de Jimmy Cliff;  "When a Man Loves a Woman", de Michael Bolton; "Better Not Look Down", de B. B. King e muitas outras.

Veja uma prévia das músicas internacionais de "Felicidade":




Clique aqui e aqui para ouvir todas as músicas das trilhas nacional e internacional de "Felicidade" no site do Canal Viva.



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DE TUDO UM POUCO OU TUDO JUNTO E MISTURADO 2

O ASTRO E A MULHER INVISÍVEL LEVAM O EMMY!



Na segunda, 19 de novembro, duas produções brasileiras foram premiadas com o Emmy, considerado o Oscar da televisão. "A Mulher Invisível", de Cláudio Torres, ganhou o Emmy de melhor série de comédia e "O Astro" , de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro, levou o prêmio de melhor novela. Duas vitórias mais do que merecidas, pois "O Astro" e "A Mulher Invisível" foram duas produções ótimas e fizeram muito sucesso.


Mauro Wilson, Mauro Mendonça Filho, Geraldo Carneiro, Alcides Nogueira e Cláudio Torres: vencedores do Emmy

A vitória de "O Astro" não deixa de ser também uma homenagem à grande autora Janete Clair, a rainha das telenovelas brasileiras, que escreveu a primeira versão da novela. Parabéns a toda a equipe de "O Astro e "A Mulher Invisível"!


TRÁFICO DE PESSOAS: UM GRANDE ACERTO EM SALVE JORGE



Independente das críticas que a novela vem recebendo de alguns por causa de audiência, número excessivo de personagens, etc, uma coisa em "Salve Jorge" está sendo muito bem abordada e merece elogios. O tráfico de pessoas é sem dúvidas, o maior acerto da novela. Um tema forte, polêmico e mais atual do que nunca, que está chamando a atenção de todos. Eu mesmo já tinha ouvido falar desse crime, mas nunca tinha prestado atenção e não tinha a menor ideia de como se dava o aliciamento de mulheres para serem escravas sexuais e o tráfico de crianças. Parece até absurdo que em pleno século XXI ainda exista esse tipo de coisa, mas é um crime real, que movimenta bilhões de dólares por ano.


Morena será a próxima vítima do tráfico de mulheres

"Salve Jorge" está servindo de alerta para que outras pessoas não caim em armadilhas como essa e para ajudar a localizar crianças traficadas. Jéssica (Carolina Dieckman) foi vítma do tráfico de mulheres e está sofrendo desde o início da novela e esse tema tão relevante, ganhará ainda mais destaque a partir do capítulo 36, quando a protagonista Morena (Nanda Costa) cairá na armadilha da aliciadora Wanda (Totia Meireles), e de Lívia (Cláudia Raia), a chefe da quadrilha. A partir daí, acho que a novela vai esquentar pra valer!

DIVÓRCIO EM 1904?



Muitos estranharam ao ver Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) se divorciarem em "Lado a Lado", novela ambientada entre os anos de 1904 e 1910. Mas naquela época havia divórcio no país e esse termo já era usado. Apenas em 1916 ele foi substituído por desquite. Os casais que se separavam na época de "Lado a Lado" não podiam casar de novo. Isso só mudou em 1977 quando foi instituído o direito ao divórcio no Brasil. Uma questão bem interessante, que a ótima novela de João Ximenes Braga e Cláudia Lage abordou muito bem!


DA COR DO PECADO CONTINUA ATRAENTE



Já disse muitas vezes que sou contra uma segunda reprise de "Da Cor do Pecado" em tão pouco tempo, mas tenho que admitir uma coisa: sempre que assisto a algum capítulo da reprise, não consigo desgrudar! A novela continua ainda muito atraente, pois sua história é muito boa e é uma novela onde tudo deu certo. A primeira novela de João Emanuel Carneiro é também seu maior sucesso de audiência: teve 43 pontos de média geral no horário das sete, quando hoje em dia nem as novelas das nove registram mais isso. Além disso, é a novela mais exportada da Globo: foi exibida em mais de 100 países.



Gosto de quase todos os núcleos de "Da Cor do Pecado". A única parte chata, que seria totalmente dispensável, é a de Pai Helinho (Mateus Naschtergaile), mas mesmo esse núcleo, tem seus momentos divertidos. A atual reprise começou com péssima audiência, mas os índices já começaram a subir e os cortes na novela pararam. Será que vai continuar assim? O tempo dirá. Mas que "Da Cor do Pecado" é uma ótima novela, isso é indiscutível!


PRÓXIMA NOVELA DO TIAGO



Tiago Santiago divulgou recentemente no Twitter algumas coisas sobre sua próxima novela. Segundo ele, o nome será "O Super Poder do Amor". O enredo? Crianças e jovens com super poderes lutam para proteger o planeta de vampiros alienígenas(!!!!). A novela ainda não tem previsão de estreia no SBT.


BATES MOTEL: A SÉRIE



Estou muito curioso sobre essa série, que estreia ano que vem no A&E. "Bates Motel" contará a história da adolescência do perturbado Norman Bates, de "Psicose" (1960), o filme mais assustador do gênio do cinema Alfred Hitchcock e um dos meus filmes preferidos do diretor.

Série é baseada no clássico "Psicose" (1960), de Alfred Hitchcock.

A série será estrelada por Freddie Highmore e Vera Farmiga e mostrará a relação conturbada de Norman com sua mãe, antes do personagem ser eternizado no cinema no clássico de Hitchcock.  

Essa série promete e quem assistiu o filme, não pode perder. Se você ainda não conhece "Psicose", recomendo muito o filme! Assistindo "Psicose", você vai entender por que ele é considerado um dos melhores filmes de suspense e terror da história do cinema. 

Para terminar, deixo vocês com o trailer do clássico "Psicose":



Esse foi mais um "De tudo um pouco"

É isso!




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MINISSÉRIE PRESENÇA DE ANITA ESTÁ DE VOLTA MAIS UMA VEZ


A partir de quinta, 22 de novembro, a minissérie "Presença de Anita" substitui a reprise de "JK" no Canal Viva. Exibida originalmente em 2001 na Globo, "Presença de Anita" foi escrita por Manoel Carlos, teve 16 capítulos e baseou-se no romance homônimo de Mário Donato. Essa será a sua segunda reprise no Viva.

A HISTÓRIA


O casal Lúcia Helena (Helena Ranaldi) e Fernando (José Mayer) estão em crise conjugal. Ela é insegura e sofre com o fracasso do casamento. Ele é um arquiteto que está escrevendo seu primeiro livro.  Os dois vão para a cidade de Florença, interior de São Paulo, onde vive a família de Lúcia.

A chegada de Anita (Mel Lisboa) a Florença, transforma a vida de Lúcia e Fernando. Anita é uma jovem bonita, sensual e muito provocadora. Apesar de parecer ingênua, ela é cheia de malícia. Anita se muda para um sobrado onde, no passado, aconteceu um crime passional. A única coisa que se sabe sobre o passado de Anita, é que ela viveu com Armando (Paulo César Pereio), um artista plástico muito mais velho do que ela, a quem conheceu quando tinha apenas 12 anos. Anita tem adoração por uma boneca de louça chamada Conchita, que, segundo ela, guarda a alma de Cíntia, a antiga moradora do sobrado que foi assassinada pelo amante.

Anita fez de tudo para destruir o casamento de Fernando e Lúcia Helena.

Anita transforma a rotina dos moradores da pequena cidade. Ao conhecê-la, Fernando logo se interessa por ela, e apesar dos esforços de Lúcia Helena para salvar o casamento dos dois, ele não resiste aos encantos de Anita  e fica completamente obcecado pela jovem, uma obsessão que vai aumentando  a cada dia, enquanto Anita, cada vez mais maliciosa e manipuladora, faz o possível para destruir o casamento dele. 

O final dos personagens é trágico e quem já assistiu a minissérie sabe, mas não vou contar aqui para não estragar a surpresa dos que ainda não viram.

Com informações do site Memória Globo.

Anita e sua inseparável boneca Conchita

"Presença de Anita" marcou a estreia de Mel Lisboa na TV e fez muito sucesso. A atriz ainda hoje é associada a Anita, sem dúvidas, o papel mais marcante de sua carreira. 

A minissérie tem cenas fortes de nudez e sexo e causou polêmica quando foi exibida, mas é uma produção bem cuidada, com texto inspirado de Maneco e um elenco competente. O autor Manoel Carlos a considera um de seus melhores trabalhos na TV.


"Presença de Anita" tem um clima de mistério, sensualidade e tragédia. Algumas cenas chegam até a dar um pouco de medo. O número reduzido de capítulos deixa a minissérie ainda mais interessante e faz com o que o telespectador não se canse da história. É por essas e outras que sempre vale a pena rever "Presença de Anita".

Abertura de "Presença de Anita"

Teaser de "Presença de Anita"


A minissérie será reexibida no Canal Viva às 23h15. Vale a pena conferir!



sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DICA DE LEITURA: 1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER



Faz algum tempo que não dou dicas de livros e filmes aqui no blog. Depois do livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer", recomendo agora o "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer", livro que estou lendo no momento.

Organizado por Peter Boxall, "1001 Livros" é um guia de histórias que fazem parte da literatura mundial e que valem a pena ser lidas. É claro que ninguém vai ler todos os livros da lista, mas ele é interessante como registro histórico de obras clássicas da literatura universal e vale a pena só por trazer resenhas críticas desses grandes livros, possibilitando que todos conheçam melhor a história de cada um, mesmo que nunca venham a lê-los, além de ser de grande ajuda na hora de escolher um livro para ler. 

Com 960 páginas e centenas de fotos e ilustrações, "1001 Livros Para Ler antes de Morrer" é uma obra fundamental para quem gosta de literatura. Através dos livros da lista, temos um rico painel da história do mundo e da literatura através dos tempos.


Nem vou citar livros e autores que estão presentes nessa seleção de 1001 obras, mas são livros de vários gêneros, épocas e países diferentes. A seleção conta com livros de vários autores brasileiros, inclusive. O livro é muito fácil de consultar, pois é organizando em ordem cronológica e dividido em partes, de acordo com a época em que cada obra foi publicada (antes de 1800, Anos 1800, Anos 1900 e Anos 2000). Há também um índice dos livros e autores que fazem parte da lista em ordem alfabética. 

"1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" traz histórias para todos os gostos e vale muito a pena ser lido. O livro custa entre 30 e 60 reais, dependendo da loja (comprei o meu por R$ 29,90 no site do Submarino). Basta procurar bem, que você o acha por um preço bem acessível. É um excelente presente de aniversário ou natal para algum amigo, parente ou para você mesmo. 

Veja um vídeo das Livrarias Curitiba sobre o "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer":



Ótimo livro! Recomendo a todos que gostam de uma boa leitura.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RECORDANDO: 10 NOVELAS INESQUECÍVEIS

Resolvi fazer uma lista de minhas 10 novelas preferidas, aquelas que mais me marcaram, as que eu mais gostei. Curiosamente metade delas são da década de 1980 ou início da década de 1990 e eu só fui conhecê-las pelas reprises ou assistindo em DVD, mas me marcaram tanto que ocupam os primeiros lugares da minha lista. Confiram:

1° LUGAR: MULHERES DE AREIA (1993)



Ivani Ribeiro é minha autora preferida e três de minhas novelas preferidas são dela. Conheci "Mulheres de Areia" na primeira reprise da novela em 1996, quando eu tinha apenas seis anos, mas só lembrava pouquíssimo das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires) e do Tonho da Lua (Marcos Frota). Só fui conhecer e história pra valer em 2010, quando a assisti em DVD e com a segunda reprise da novela no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2011. Tinha certeza de que a novela era excelente antes mesmo de assisti-la e não me enganei. 

"Mulheres de Areia" é um folhetim perfeito, com todos os ingredientes que caracterizam as boas novelas. Texto maravilhoso, uma ótima história e um elenco marcante. Gloria Pires esteve simplesmente perfeita como Ruth e Raquel. A gêmea malvada, claro, é a minha preferida. Outros personagens que eu adorei na novela são: Isaura (Laura Cardoso), Da Lua, Malu (Viviane Pasmanter), Virgílio (Raul Cortez), Tônia (Andréa Beltrão) e muitos outros.


Fotos da primeira e da segunda versão da novela

Entre as cenas inesquecíveis de "Mulheres de Areia", cito: A cena do primeiro capitulo em que Raquel destrói as esculturas de Tonho; A viagem de lua de mel de Marcos (Guilherme Fontes) e Raquel em Nova York; A cena em que Marcos expulsa Raquel de casa ao descobrir que ela tem um caso com Wanderley (Paulo Betti); O acidente de barco das gêmeas; A cena em que Isaura leva comida a Raquel e ficamos sabendo que ela está viva; O reencontro de Ruth e Raquel e as cenas em que ela aparece viva para todos; O acidente de carro de Raquel e muitas outras.

Não me canso de elogiar "Mulheres de Areia". É minha novela preferida. Vou parar agora ou ela vai ocupar o post inteiro. Vamos à segunda posição.

2º LUGAR: VALE TUDO (1988)



Estou assistindo "Vale Tudo" em DVD e estou adorando. A novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, continua atual até hoje e retrata com perfeição o momento econômico no qual o Brasil vivia, ao discutir valores como honestidade através da oposição entre mãe honesta (Raquel, Regina Duarte) e filha mau caráter (Maria de Fátima, Gloria Pires).

"Vale Tudo" é uma novela onde tudo funcionou perfeitamente bem. Não é à toa que é considerada por unanimidade uma das melhores novelas já exibidas na TV brasileira. É uma história de ritmo ágil, com uma reviravolta atrás da outra, sempre nos surpreendendo com seus muitos acontecimentos.



Entre os destaques do elenco estão Regina Duarte, Gloria Pires, Beatriz Segall (perfeita como Odete Roitman), Renata Sorrah (Heleninha é uma de suas melhores personagens), Antônio Fagundes (Ivan), Cássio Gabus Mendes (Afonso), Lília Cabral (Aldeíde), Lídia Brondi (Solange) e muitos outros.

Cenas inesquecíveis de "Vale Tudo": Raquel descobrindo que Fátima vendeu sua casa e a deixou na rua; Fátima humilhando Raquel quando a mãe chega no Rio de Janeiro atrás dela; Raquel batendo em Fátima e rasgando seu vestido de noiva; Helena bêbada fazendo um escândalo num bar; Odete ameaçando Raquel; A corrida dos personagens para evitar que as pessoas comessem uma maionese que Odete estragou para fechar o restaurante de Raquel, etc. Ainda não cheguei no capítulo em que Odete é assassinada, mas todos já sabemos o quanto essa cena é emblemática.

"Vale Tudo" é uma novela obrigatória para qualquer telemaníaco. Sem mais!

3º LUGAR: A VIAGEM (1994)



Outra novela de Ivani Ribeiro. Assisti "A Viagem" na segunda reprise da novela em 2006 e adoraria rever novamente. É a melhor novela já feita sobre  o espiritismo. Minhas cenas preferidas de "A Viagem" são as do espírito de Alexandre (Guilherme Fontes) atormentado as pessoas a quem julga responsáveis por sua desgraça. Um grande sucesso! Uma novela inesquecível onde Ivani mostrou mais uma vez porque é considerada até hoje uma das melhores autoras de novelas do Brasil.

4° LUGAR: A GATA COMEU (1985)



A primeira novela de Ivani Ribeiro que eu assisti, quando reprisou pela segunda vez em 2001. Revi em DVD esse ano e mais uma vez adorei. É uma novela deliciosa, uma comédia romântica que embora exibida no horário das seis, poderia passar tranquilamente às sete da noite. O que eu mais gosto nas novelas de Ivani, é que ela não se repetia muito. Suas novelas sempre eram diferentes umas das outras. Basta analisar as novelas que citei aqui: "Mulheres de Areia" é um folhetim de estilo clássico; "A Viagem" apresenta o espiritismo como pano de fundo e é uma história mais densa; Já "A Gata Comeu" é uma comédia romântica leve. Todas fizeram muito sucesso. Ela escreveu também novelas de época, policiais, adaptação de livros e até de ficção científica. Tenho muita vontade de assistir outras novelas dela, como "Final Feliz" (1982), "Amor Com Amor Se Paga" (1984), "Hipertensão" (1987) e "O Sexo Dos Anjos" (1989). Torço para que ainda reprisem no Canal Viva ou pelo menos no "Novelão" do "Vídeo Show".

5º LUGAR: TIETA (1989)



Assisti "Tieta" em DVD no ano passado e adorei. Aguinaldo Silva fez uma ótima adaptação do livro de Jorge Amado e transformou "Tieta" em sua melhor novela. Uma comédia regionalista cheia de elementos do realismo fantástico. Uma novela inesquecível, com uma ótima história e um ótimo elenco. Os maiores destaques são sem dúvida, Betty Faria como Tieta e Joana Fomm, como a malvada e divertida Perpétua. A novela é cheia de histórias e personagens marcantes. Entre as cenas inesquecíveis estão a volta de Tieta a Santana do Agreste depois de mais de vinte anos e a cena em que Tieta arranca a peruca de Perpétua, revelando a todos que ela é careca. Se você ainda não assistiu "Tieta", vale muito a pena. Recomendo!

6º LUGAR: A FAVORITA (2008)



Considero "A Favorita" a melhor novela de João Emanuel Carneiro e uma das novelas mais ousadas da TV brasileira. João Emanuel inovou ao não revelar de cara quem era a heroína e a vilã da trama. No início a audiência foi ruim, mas depois da revelação de que Flora (Patrícia Pillar) era a grande vilã da história, aconteceram várias reviravoltas e a novela foi se tornando cada vez melhor, com Flora aprontando muito e se tornando uma das grandes vilãs das telenovelas. Considero Flora a vilã mais malvada de João Emanuel. Ela era uma verdadeira psicopata e assassina perigosa, capaz de fazer as maiores maldades sem sentir nenhum remorso. Gostei de "A Favorita" do começo ao fim e a considero uma das melhores novelas que assisti.

7° LUGAR: LAÇOS DE FAMÍLIA (2000)



A melhor novela de Manoel Carlos. Em "Laços de Família" Maneco usou como nunca a sua habilidade de prender a atenção dos telespectadores, com uma história emocionante, cheia de cenas marcantes e um elenco primoroso. Assisti "Laços de Família" na reprise de 2005. É uma novela especial, que deixou muitas saudades. Está na minha lista de novelas inesquecíveis.

8º LUGAR: AVENIDA BRASIL (2012)



"Avenida Brasil" foi exibida esse ano, mas nem é necessário falar no sucesso e na repercussão da novela, que literalmente parou o país em seu último capítulo. Apesar da fase chata que durou mais ou menos 40 capítulos da novela, a reta final de "Avenida Brasil" trouxe uma sucessão de cenas emblemáticas que vão ficar na nossa memória para sempre. A novela consagrou definitivamente João Emanuel Carneiro e deixou muitas saudades.

9º LUGAR: COBRAS & LAGARTOS (2006)



Outra novela de João Emanuel Carneiro ocupa o nono lugar da minha lista. "Cobras & Lagartos" é sua novela mais divertida e uma das melhores novelas das sete já exibidas. A família de Foguinho (Lázaro Ramos) protagonizou momentos hilários ao longo da novela, assim como a divertida Milu (Marília Pêra). Acho uma pena que "Cobras & Lagartos" ainda não tenha passado no "Vale a Pena Ver de Novo". Quem sabe um dia, não é?

10º LUGAR: DA COR DO PECADO (2004)



Encerro a lista com outra novela de João Emanuel, "Da Cor do Pecado", a primeira dele. Apesar de ser contra a sua segunda reprise em tão pouco tempo, a novela é ótima e merece todo o sucesso que fez na exibição original. Naquela época, João Emanuel já demonstrava ter potencial para ir longe como autor de novelas. 

Essa é a minha lista de 10 novelas inesquecíveis. Mas há muitas outras novelas: "O Cravo e a Rosa" (2000), "Alma Gêmea" (2005), "Força de um Desejo" (1999), "A Indomada" (1997), "História de Amor" (1995), "Uga Uga" (2000), "Barriga de Aluguel" (1990), "Por Amor" (1997), "Anjo Mau" (1997), "Xica da Silva" (1996), "Senhora do Destino" (2004), "O Profeta" (2006), "Cama de Gato" (2009), "Paraíso Tropical" (2007), "Ti Ti Ti" (2010), "Belíssima" (2005) e muitas, muitas outras. 

Elas não estão necessariamente na ordem de preferência. Sabemos que todas as listas são muito subjetivas e que estamos sempre mudando de opinião. Essa lista é mais para dar a vocês uma ideia das novelas que mais gostei de assistir até hoje, independentemente da ordem em que elas aparecem aqui.

E você? Quais são suas novelas inesquecíveis?