Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RECORDANDO: AS NOVELAS E SEUS REMAKES OU NOVA VERSÕES - PARTE 2

Dando continuidade ao "Recordando" sobre algumas novelas que tiveram remakes ou novas versões...

AS PUPILAS DO SENHOR REITOR (1970 e 1994)


O clássico romance de Júlio Diniz foi adaptado pela primeira vez com grande sucesso por Lauro César Muniz na TV Record, em 1970. O SBT exibiu o remake de "As Pupilas do Senhor Reitor" em 1995, também com muito sucesso. A novela foi uma produção caprichada da emissora e contava com vários atores globais em seu elenco. Um dos grandes destaques é a belíssima trilha sonora.

IRMÃOS CORAGEM (1970 e 1995)


"Irmãos Coragem", da maga Janete Clair, é uma das novelas de maior sucesso da televisão brasileira de todos os tempo. Exibida em 1970, a novela conquistou o público e pela primeira vez os homens admitiram que assistiam novelas. O remake da trama foi exibido no horário das seis em 1995, mas não teve metade da repercussão da novela original e hoje anda meio esquecido.


O MEU PÉ DE LARANJA LIMA (1970, 1980 e 1998)



"O Meu Pé de Laranja Lima" teve não um, mas dois remakes. Baseada no livro de José Mauro de Vasconcelos, a primeira versão da novela foi escrita por Ivani Ribeiro e exibida na Tupi em 1970. A autora escreveu a novela novamente em 1980 para a Bandeirantes, que faria ainda outro remake em 1998. Escrita por Ana Maria Morethzon, a terceira versão da novela foi fracasso de audiência.

NOSSA FILHA GABRIELA (1971) e HIPERTENSÃO (1986)



"Nossa Filha Gabriela", foi uma novela de Ivani Ribeiro  exibida na TV Tupi em 1971. Em 1986 a autora escreveu a segunda versão da novela na Globo. O remake ganhou o nome de "Hipertensão" e foi exibido no horário das sete, com boa repercussão.


CAMOMILA E BEM-ME-QUER (1972) e AMOR COM AMOR SE PAGA (1984)


Outra história de Ivani Ribeiro. "Camomila e Bem-Me-Quer" (Tupi, 1972) foi refeita na Globo em 1984. O remake se chamou "Amor Com Amor se Paga" e foi exibido no horário das seis, transformando-se num dos maiores sucessos da autora. Ari Fontoura fez muito sucesso na novela e transformou o avarento Nonô Corrêa num personagem inesquecível.


SELVA DE PEDRA (1972 e 1986)


"Selva de Pedra" (1972), de Janete Clair, é um clássico da nossa teledramaturgia, uma novela bem sucedida sob todos os aspectos. Em 1986 o remake da novela também foi exibido no horário das oito. Não repetiu o sucesso da primeira versão, mas também não fez feio em audiência.


UMA ROSA COM AMOR (1972 e 2010)


Mais uma agradável novela de Vicente Sesso. "Uma Rosa com Amor" foi protagonizada por Marília Pêra e fez muito sucesso no horário das sete da Globo. O remake da novela foi escrito por Tiago Santiago e exibido em 2010 com baixa audiência no SBT.

BICHO DO MATO (1972 e 2006)


"Bicho do Mato" (1972), de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, foi uma das primeiras novelas do horário das seis na Globo. Uma nova versão da novela foi produzida pela Record em 2006. Escrita por Christiane Fridman e Bosco Brasil, a nova versão tomou como base a original, mas apresentou profundas mudanças e foi transformada numa novela cheia de ação, que registrou boa audiência para a emissora.

MULHERES DE AREIA (1973 e 1993)


"Mulheres de Areia" foi um dos maiores sucessos do ano de 1973. Escrita por Ivani Ribeiro na TV Tupi, a história das gêmeas Ruth e Raquel (Eva Wilma) conquistou os telespectadores. Ivani refez a novela em 1993 na Globo. Exibida no horário das seis, o remake de "Mulheres de Areia" fez ainda mais sucesso que a primeira versão. A novela também usou histórias e personagens de "O Espantalho" (1977), outra novela de Ivani. Gloria Pires viveu as gêmeas nesse remake.

OS OSSOS DO BARÃO (1973 e 1997)


"Os Ossos do Barão", de Jorge Andrade, foi exibida no horário das dez em 1973 na Globo. Uma produção de grande qualidade e um elenco marcante. Apesar do sucesso da novela na Globo, o remake, exibido em 1997 no SBT, não teve boa audiência.

A BARBA AZUL (1974) e A GATA COMEU (1985)


Ivani Ribeiro fez de "A Barba Azul" (Tupi, 1974), uma novela muito divertida, protagonizada pelo casal Eva Wilma e Carlos Zara, que viveram o inesquecível casal Jô e Fábio. Em 1985 foi a vez de Christiane Torloni e Nuno Leal Maia reviverem o casal em "A Gata Comeu", a nova versão da novela que a autora escreveu para a Globo. "A Gata Comeu" foi uma das novelas de maior sucesso da década de 1980.


A VIAGEM (1975 e 1994)



Outro grande sucesso de Ivani na TV Tupi, em 1975. "A Viagem" é considerada a melhor novela sobre o tema espiritismo. Eva Wilma foi a protagonista Dinah. Na versão da Globo de 1994, Christiane Torloni interpretou a personagem principal, sendo a segunda vez que ela fez uma personagem originalmente vivida por Eva Wilma. O remake de "A Viagem" foi a última novela escrita por Ivani Ribeiro e foi um sucesso estrondoso de audiência.


HELENA (1975 e 1987)



"Helena" (1975) foi baseada no romance homônimo de Machado de Assis e inaugurou definitivamente o horário das seis da Globo, que no início foi dedicado a adaptações de grandes obras da literatura brasileira. A novela foi uma das mais curtas exibida pela emissora: teve apenas 20 capítulos e marcou a estreia de Gilberto Braga em sua primeira novela-solo. A TV Manchete produziu uma nova versão de "Helena" em 1987, com Luciana Braga no papel principal.

SENHORA (1975) e ESSAS MULHERES (2005)


Também escrita por Gilberto Braga, "Senhora" (1975), que era baseada no livro de José de Alencar, foi a primeira novela a cores do horário das seis. Em 2005 a Record reuniu "Senhora" aos romances "Lucíola" e "Diva", também de José de Alencar, e produziu "Essas Mulheres", ótima novela, que proporcionou ao telespectador ver personagens de diferentes obras contracenando entre si, numa junção perfeita das três histórias. "Essas Mulheres" foi escrita por Marcílio Moraes e teve audiência regular.

ANJO MAU (1976 e 1997)


"Anjo Mau" (1976) marcou a estreia de Cassiano Gabus Mendes como autor de novelas na Globo. Susana Vieira viveu a ambiciosa babá Nice, o anjo mau do título, uma de suas personagens de maior sucesso. O remake da novela, que foi escrito por Maria Adelaide Amaral em 1997 e tinha Gloria Pires no papel principal, também fez muito sucesso.


PECADO CAPITAL (1976 e 1998)


Protagonizada por Betty Faria e Francisco Cuoco, "Pecado Capital" (1976) foi escrita às pressas para substituir a primeira versão de "Roque Santeiro", de Dias Gomes, que foi proibida pela Censura de ir ao ar antes da estreia. Apesar de tudo, a novela se tornou um dos maiores sucessos de Janete Clair e para muitos é sua melhor novela. A segunda versão de "Pecado Capital" foi escrita por Gloria Perez e levada ao ar em 1998 no horário das seis. Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis viveram os protagonistas do remake, que não fez muito sucesso.

Essa foi a segunda parte do post sobre novelas e seus remakes ou novas versões. Aguardem a terceira e última parte! Para ler a primeira parte, clique aqui. E clique aqui para ler a terceira parte.




Um comentário:

  1. Gostaria muito de rever a novela que muito me marcou !! O nome é ; E nós ... Aonde vamos ? Não lembro bem o ano !! mas foi uma novela lindaaa

    ResponderExcluir