Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

E SE HOUVESSE UM "QUEM MATOU DONA DOROTEIA" EM GABRIELA?


Vocês já pararam para pensar que Dona Doroteia (a maravilhosa Laura Cardoso) é uma das pessoas mais odiadas pelos habitantes da Ilhéus de 1925 em "Gabriela", atual novela das 11? 

Grande defensora da "moral e dos bons costumes", a personagem não perdoa ninguém e vive se metendo na vida de todos os moradores da cidade. Detesta as quengas do Cabaré Bataclan e tem horror a tudo o que é "imoral". Pessoa muito religiosa, Dona Doroteia vive na igreja e condena todos que levam uma "vida de perdição". Muito autoritária, ela mete medo em todos e ninguém quer tê-la como inimiga. Seu filho, o coronel Amâncio (Genézio de Barros) e os netos Berto (Rodrigo Andrade) e Juvenal (Marco Pigossi), só fazem o que ela manda, sua palavra é lei. Sempre que se sente insatisfeita com alguma coisa, Dona Doroteia solta o famoso bordão "Jesus, Maria José!".

E o pior é que para Dona Doroteia, tudo o que ela faz está certo. Para ela, só quem vive de acordo com os seus princípios, está vivendo de maneira correta. Dona Doroteia já aprontou muito e sua lista de maldades (ou bondades, como ela pensa) é imensa.

No início da novela, ela mandou Berto dar uma surra em Zarolha (Leona Cavalli) para que ela e as outras mulheres do Bataclã desistissem de participar da procissão para fazer chover em Ilhéus. A sorte de Zarolha é que Berto não teve coragem de lhe bater e Dona Doroteia, é claro, ficou furiosa porque o neto não lhe obedeceu.

Zarolha quase levou uma surra a mando de Dona Doroteia.

Quando os pais de Lindinalva (Giovanna Lancelotti) morreram num acidente de carro, Berto, que era noivo dela, tratou de se aproveitar da moça. Dona Doroteia, claro, não perdoou e fez o neto abandonar a menina às vésperas do casamento, porque segundo ela, a errada foi Lindinalva, que se entregou a ele antes de casar. Resultado: abandonada e mal falada na cidade inteira, a moça foi parar no Bataclã, onde passou a se prostituir. Quando Juvenal, o outro neto da beata, se envolveu com Lindinalva e já ia fugir com ela, Dona Doroteia mandou Berto matar a moça. Ela apanhou bastante e só não morreu por sorte, mas ainda acha até agora que foi Juvenal quem mandou acabar com ela. Tudo por causa de Dona Doroteia!

Lindinalva toda ferida depois da tentativa de assassinato ordenada por Dona Doroteia.

Dona Doroteia também andou se metendo na vida do casal protagonista Nacib (Humberto Martins) e Gabriela (Juliana Paes), dizendo que não era certo os dois viverem como marido e mulher sem serem casados. Dona Doroteia só passou a aprovar o casal depois que eles se casaram na igreja, mas dias antes do casamento, levou Gabriela para sua casa para que ela não vivesse mais em pecado até a cerimônia. Zuleika (Fernanda Pontes) mal se casou com Berto e já é a nova vítima da avó do rapaz, que quer obrigá-la a trabalhar como uma escrava.

Até agora a maior maldade de Dona Doroteia foi com Dona Sinhazinha (Maitê Proença) e Osmundo (Erik Marmo). Ao desconfiar que Sinhazinha traia o marido Jesuíno (José Wilker) com seu dentista Osmundo, Doroteia mandou dar uma surra na empregada Néia (Yaçanã Martins) e arrancou a verdade dela. Depois ela foi correndo contar para Jesuíno com todas as letras que ele era corno. Foi por isso que o coronel pegou a mulher e o amante no flagra e assassinou os dois a tiros. E pensam que depois do assassinato Dona Doroteia se arrependeu de ter provocado esse crime horrível? Pelo contrário, ela deu os parabéns ao coronel por ter lavado a sua honra com sangue! Apesar de dar todo o seu apoio a Jesuíno, ultimamente Dona Doroteia destrata o coronel sempre que o encontra, pois não consegue perdoar o fato de ele ter se casado com Iracema (Amanda Richter), uma mulher mais jovem, e sempre insinua que ela também vai lhe "botar cornos", deixando Jesuíno furioso.

Dona Doroteia mandou bater na empregada e acabou provocando o assassinato de Sinhazinha e Osmundo.

É por essas e outras que Dona Doroteia não deve ser muito querida pelos moradores da cidade, pois adora se meter na vida dos outros e já aprontou muito. Se por acaso a personagem fosse assassinada na novela, suspeitos não faltariam, pois muitos teriam motivos para querer se livrar dela. No capítulo de quarta, 19, o Coronel Melk (Chico Diaz) quase fez isso e invadiu a casa de Dona Doroteia disposto a acabar com ela. O motivo? A velhinha andou espalhando que ele é o amante misterioso de Miss Pirangi (Gero Camilo), homossexual que trabalha no Bataclã.

Melk quase mandou Dona Doroteia para a terra dos pés juntos.

Um "Quem matou Dona Doroteia" provavelmente não teria a mesma repercussão de um "Quem matou Odete Roitman", mas seria bem interessante, pois trata-se de uma velhinha terrível que já prejudicou muita gente e muitos personagens teriam motivos para querer mandá-la dessa para uma melhor.

Independentemente das maldades, o fato é que Dona Doroteia é uma das melhores personagens da novela. Criada pelo autor Walcyr Carrasco, ela não está no livro de Jorge Amado e nem esteve na primeira versão da novela. Apesar de ser muito má, Dona Doroteia também é muito carismática e o público a adora. Tudo isso graças ao talento da maravilhosa Laura Cardoso, uma das melhores atrizes de nosso país, que sempre dá um show de interpretação em todas as novelas das quais participa. Laura conseguiu transformar Dona Doroteia num dos maiores destaques da novela, pois em alguns momentos ela aparece mais do que a própria protagonista Gabriela.

Dona Doroteia com visual fashion em montagem da internet.

Laura Cardoso está simplesmente maravilhosa como Doroteia. Aos 85 anos, a atriz continua com um vigor impressionante e está sempre fazendo novelas e arrancando aplausos de todos. Sorte nossa, que temos o privilégio de acompanhar uma grande atriz como ela em cena e  de nos deliciar com personagens ótimos como Dona Doroteia. 

Mas já deu para perceber que Dona Doroteia não é tão santa como quer aparentar. Já houve insinuações de que ela guarda algum segredo cabeludo de seu passado. Resta ficar de olho para saber que segredo é esse e ver se a personagem vai pagar por suas maldades. Jesus, Maria José!

O que você acha de Dona Doroteia? Deixe seu comentário!


Um comentário:

  1. Adoro a querida dona Laura Cardoso, essa sim é o que podemos chamar de atriz, não desmerecendo as outras só que dona Laura é expetacular, magnifica, fantastica e ela como dona Dorotéia tá arazando, adoro dona Dorotéia, eu adoro um tipo de personagem assim, chique, autoritária, que tem influência e que todos respeitam. dona Dorotéia "O pilar Mor de Ilheús". um beijo pra dona Laura.

    ResponderExcluir