Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

GLÓRIA PIRES: HOMENAGEM A UMA EXCELENTE ATRIZ


Essa semana no blog, farei uma pequena homenagem a três grandes ícones da nossa televisão que aniversariaram semana passada. A primeira delas é Glória Pires, que completou 49 anos na quinta, 23 de agosto. Vamos relembrar alguns dos personagens marcantes de minha atriz preferida na televisão e no cinema?

Glória Pires é uma das atrizes mais queridas da TV, veículo onde construiu sua carreira, sendo uma das poucas que conseguiu consolidar  seu nome fazendo apenas televisão, pois nunca atuou no teatro e apesar de ter também uma vasta carreira no cinema, quando fez o primeiro filme, já era considerada uma das grandes atrizes de sua geração. Começou ainda criança na novela "A Pequena Orfã" (TV Excelsior, 1968). Antes de fazer sua primeira novela na Globo, "Selva de Pedra" (1972), participou de alguns programas da emissora, como o "Caso Especial". Depois de "Selva de Pedra", Glória participou de mais duas novelas de Janete Clair, "O Semideus" (1973) e "Duas Vidas" (1976).

Glória Pires ainda criança em "A Pequena Orfã" (1968), "Selva de Pedra" (1972) e já adolescente ao lado de Luís Gustavo em "Duas Vidas" (1976).

O primeiro grande papel que marcou sua carreira na TV foi a rebelde Marisa em "Dancin' Days" (foto à esquerda), clássica novela de Gilberto Braga, onde ela contracenou com nomes como Sônia Braga, Joana Fomm e Antônio Fagundes. "Dancin' Days" alavancou a carreira de Glória, que passou a ser respeitada desde então e reconhecida como uma atriz de muito talento. No ano seguinte, 1979, veio a primeira protagonista em novelas: a doce e ingênua caipira Zuca, de "Cabocla" (foto à direita), onde ela mais uma vez conquistou o público com sua ótima interpretação.

A partir daí Glória foi fazendo uma novela atrás da outra e se superando em todas elas, conquistando cada vez mais o respeito e a admiração do público e da crítica e ganhando muitos prêmios ao longo de sua carreira, que já dura mais de 40 anos.

Em 1980, participou de outro sucesso de Gilberto Braga, a novela "Água Viva", onde viveu Sandra, filha do cirurgião Plástico Miguel (Raul Cortez). No mesmo ano, protagonizou ao lado de Nádia Lippi e Maitê Proença, a novela "As Três Marias", baseada no romance homônimo de Rachel de Queirós, onde interpretou Maria José. Depois de um tempo longe das novelas, Glória pires voltou a trabalhar com Gilberto Braga em 1983, na novela "Louco Amor", onde interpretava Cláudia.

Glória com Kadu Moliterno em "Água Viva" (1980), em "As Três Marias" (1980) e como Cláudia em "Louco Amor" (1983).
Com Raul Cortez em "Partido Alto" (1984), como Ana Terra em "O Tempo e o Vento" (1985) e em "Direito de Amar" (1987).

Em 1984, Glória viveu a personagem Celina em "Partido Alto", primeira novela-solo de Gloria Perez e Aguinaldo Silva. Ela era novamente filha do personagem de Raul Cortez, dando continuidade a uma bem sucedida parceria entre eles, que ainda trabalhariam juntos em outras novelas. Em 1985, Glória fez sua primeira minissérie, "O Tempo e o Vento", baseada na obra de Érico Veríssimo, onde viveu outro personagem marcante de sua carreira: Ana Terra. Em 1987, mais uma mocinha de época em sua carreira: a romântica Rosália, em "Direito de Amar", de Walther Negrão, onde viveu par romântico outra vez com Lauro Corona, grande amigo da atriz.

A terrível Maria de Fátima, que dispensa apresentações.

1988 marcou a história da teledramaturgia e a carreira de Glória Pires, pois nesse ano foi exibida uma das novelas de maior sucesso da televisão brasileira, "Vale Tudo", de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. E foi nessa novela que Glorinha viveu aquela que para muitos, é a melhor personagem de sua carreira: a terrível vilã Maria de Fátima, que fazia de tudo para subir na vida e desprezava a mãe, Raquel (Regina Duarte). Glória já declarou várias vezes que "Vale Tudo" é a novela que mais gostou de fazer, pois inaugurou uma nova fase em sua trajetória de atriz. Foi ali que todos passaram a ter mais certeza ainda de que ela consegue fazer bem qualquer tipo de papel, seja mocinha ou vilã.

Depois do grande desafio que foi interpretar Maria de Fátima, Glória Pires fez seu primeiro papel cômico na televisão, a trambiqueira Sarita (foto à esquerda), de "Mico Preto" (1990), novela de Marcílio Moraes, Leonor Bassères e Euclydes Marinho. Sarita era uma espécie de Maria de Fátima engraçada, pois a personagem também tentava se dar bem através de um golpe, mas era bem cafona e espalhafatosa, o que garantiu muitas risadas para o público. Em 1991, ela voltava ao drama em mais uma novela de Gilberto Braga, "O Dono Do Mundo", onde viveu a sensível Stela (foto à direita), que sofria muito com as traições do marido, o terrível vilão Felipe Barreto (Antônio Fagundes). Stela comoveu o público com sua história.

Glória Pires em dose dupla em "Mulheres de Areia" (1993).

Se assistir a uma Glória Pires é bom, duas é melhor ainda. Em 1993 a atriz viveu as gêmeas Ruth e Raquel no remake de "Mulheres de Areia" de Ivani Ribeiro, outro marco na carreira dela. A boazinha Ruth e a malvada Raquel conquistaram o público, mas a gêmea má fez ainda mais sucesso. Em matéria de maldade, Raquel é bem parecida com Maria de Fátima, pois não se importava de prejudicar a própria irmã e outras pessoas para se dar bem e ainda era bem vingativa com seus inimigos. Glória Pires ganhou vários prêmios de melhor atriz por Ruth e Raquel, que são duas de suas personagens mais queridas. Em "Mulheres de Areia" ela contracenou mais uma vez com Raul Cortez e também com Susana Vieira, que faz aniversário no mesmo dia que ela e também será homenageada aqui no blog essa semana.

Em "Memorial de Maria Moura" (1994).

Em 1994, Glória viveu a emblemática protagonista da minissérie "Memoria de Maria Moura", baseada no livro de Rachel de Queirós, outro papel importante, que marcou muito a memória do público e a carreira da atriz.

Glória em "O Rei do Gado" (1996), "Anjo Mau" (1997) e ao lado de José Wilker em "Suave Veneno" (1998).

Depois do sucesso de "Cabocla" no final da década de 1970, Glória voltou a trabalhar numa novela de Benedito Ruy Barbosa: "O Rei do Gado" (1996), onde viveu a misteriosa vilã Rafaela. Em 1997, ela viveu a  babá Nice, protagonista de "Anjo Mau", de Maria Adelaide Amaral. Na primeira versão da novela em 1976, foi Susana Vieira quem viveu a personagem. Em 1998, Glória fez mais uma personagem misteriosa, a Lavínia de "Suave Veneno", novela de Aguinaldo Silva. 

Glória Pires em "Desejos de Mulher" (2002), "Belíssima" (2005) e "Paraíso Tropical" (2007).

Em 2002 Glória Pires e Regina Duarte voltaram a trabalhar juntas, dessa vez como irmãs em "Desejos de Mulher", novela de Euclydes Marinho, onde ela interpretou Júlia. Em 2005, ela viveu outra Júlia, protagonista da novela "Belíssima", de Sílvio de Abreu, onde trabalhou com Tony Ramos (outro aniversariante que será homenageado aqui no blog) pela primeira vez na televisão. Em "Paraíso Tropical" (2007) de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, ela interpretou a independente Lúcia e voltou a fazer par com Tony Ramos, que vivia o vilão Antenor.

Glória Pires como a vingativa Norma, de "Insensato Coração".

Outra personagem de destaque na carreira de Glória é a vingativa Norma de "Insensato Coração" (2011), novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Depois de ser presa injustamente, Norma não descansou enquanto não se vingou do vilão Léo (Gabriel Braga Nunes), responsável por sua prisão. No final, a personagem foi assassinada pela mãe do vilão, Vanda (Natália do Vale).


Glória e Ana em "As Brasileiras" e de visual novo para "Guerra dos Sexos".

Nesse ano, Glória também participou de um episódio da série "As Brasileiras", ao lado de sua filha mais nova Ana, que arrancou muitos elogios do público. Parece que o talento passa dos pais para os filhos na família de Glória, pois sua filha Cléo já é uma atriz consagrada e Antônia fará sua estreia em "Guerra dos Sexos", próxima novela das sete, onde Glória também estará presente como Roberta.

Glória também é presença constante no cinema. Fez seu primeiro filme em 1981, "Índia, a Filha do Sol" e de lá para cá participou de muitos outros filmes importantes do cinema nacional, como "Memórias do Cárcere" (1984), "O Quatrilho" (1995), "O Guarani" (1996), "A Partilha" (2001), "Se Eu Fosse Você 1 e 2" (2005 e 2008), "Primo Basílio" (2007) e "Lula, o Filho do Brasil" (2010).

Veja fotos de alguns dos filmes dos quais Glória participou:


Glória Pires nos filmes "Índia, a Filha do Sol" (1981), "O Quatrilho" (1995), "Primo Basílio" (2007) e "Se Eu Fosse Você" (2005), grandes sucessos do cinema nacional.

Para terminar, veja uma divertida matéria do "Vídeo Show", onde Glória Pires "conversa" com vários de seus personagens marcantes:




Essa é Glória Pires, uma verdadeira dama da nossa televisão, que merece todas as nossas homenagens por nos brindar sempre com suas atuações espetaculares. Parabéns, Glorinha!

Quais são seus personagens preferidos de Glória Pires na televisão e no cinema?


2 comentários:

  1. Sou simplesmente apaixonada por Glorinha, amo todas suas personagens. ELA É A MELHOR. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir