Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2012

DICA DE FILME: 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO


Um dos filmes mais famosos do diretor Stanley Kubrick, "2001, Uma Odisséia No Espaço", é admirado até hoje e considerado um grande clássico do cinema. Baseado em um conto de Arthur C. Clarke, que também o transformou em romance, "2001" é um filme fascinante, com efeitos especiais tão bem feitos, que nem mesmo a tecnologia digital existente atualmente é capaz de superá-los, tal a magnitude do filme. Foi mais do que merecido o Oscar de Melhores Efeitos Especiais ganho por ele. Mas "2001" é muito mais do que só belos efeitos especiais.

Com uma estrutura complexa, o filme é dividido em quatro fases: "A Aurora do Homem", "AMT-1", "Missão Júpiter" e "Júpiter e Além do Infinito". Começando na pré-história, com humanos primitivos semelhantes a macacos, o filme vai até o ano de 2001, quando o espaço já teria sido conquistado pelo homem, que já estaria até indo para o planeta Júpiter. Um estranho monolito preto que aparece ainda na pré-história e que aparentemente emite sinais de outra civilização, liga o passado e o futuro. Durante a missão a Júpiter, os astronautas, que tem toda a nave coordenada por uma super computador, enfrentam um grande problema quando a máquina se rebela contra eles, em uma visão perturbadora dos humanos sendo dominados por máquinas. O final do filme é um verdadeiro enigma, cheio de sequências difíceis de serem entendidas e imagens fascinantes.


"Um filme que desenvolveu sua reputação por ser difícil de compreender", assim é descrito "2001" no livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer", que continua: "Com ampla repercussão, mas ainda único, friamente distanciado, obsessivo, pretensioso, confuso e para sempre fascinante, 2001 é tudo isso e muito mais". Essa é uma descrição perfeita do filme, que impressiona pela sua magnitude. 

"2001" não é simplesmente uma ficção científica. Sua narrativa e estrutura complexas o tornam um filme especial. Muitos que assistem ao filme reclamam do número reduzido de diálogos, mas é exatamente isso que o diferencia dos outros. Palavras do próprio diretor Kubrick: "2001 é basicamente uma experiência visual e não verbal". Para o diretor o filme "acerta o espectador em um nível interior de consciência, como a música faz, ou a pintura" e é exatamente o que sentimos ao ver o filme, que tem uma magnífica trilha sonora, tornando-o ainda mais marcante e inesquecível.


"2001, Uma Odisséia No Espaço" é um grande filme, sob todos os aspectos. Um show de imagens espetaculares e cenas inesquecíveis. Os cenários futuristas das naves são incríveis e você verá que muitas coisas em relação à revolução provocada pelos computadores, tornaram-se realidade em nossos dias. A falta de diálogos não o prejudica em nada, pois é um filme para ser apreciado com a máxima atenção. E para tentar entendê-lo é necessário assisti-lo mais de uma vez. O próprio diretor dizia que se alguém entendesse direito o filme na primeira vez, suas intenções teriam falhado. Veja o trailer do filme:



Assistir "2001, Uma Odisséia No Espaço" é uma grande experiência e no mínimo, entretenimento da melhor qualidade, daqueles que só a sétima arte oferece. É difícil descrever o filme em palavras. Assista e você entenderá porquê. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário