Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ENTREVISTA: EDUARDO NASSIFE


O entrevistado de hoje é o roteirista Eduardo Nassife. Ele descobriu cedo que queria trabalhar com roteiros, pois sempre foi muito focado, como conta aqui. Eduardo foi um dos autores do livro "40 anos de Gloria", uma biografia profissional de Gloria Pires, a quem ele sempre admirou muito. Depois, Eduardo trabalhou como pesquisador na novela "Fina Estampa", mas seus grande sonho é escrever novelas. Confira a entrevista, onde ele fala um pouco de seu trabalho, sobre sua paixão por TV e teledramaturgia e muito mais!

SUPER TV E MAIS! -  Você sempre quis ser roteirista desde criança? 

EDUARDO - Na verdade, cresci vendo novelas. Esse mundo sempre me fascinou. Mas quando criança, eu pensava em ser piloto de avião. Só com uns 11, 12 anos, que comecei a querer lidar com roteiros, mas não fazia ideia de como se escrevia uma cena, nada. Meus primeiros "rabiscos" nesse sentido datam de 1989, mas ainda era uma "curtição". Com 12 anos, de fato, que comecei a pensar no assunto como profissão mesmo. Parece precoce e até é mesmo, mas eu sempre fui assim, desde criança, muito focado, disciplinado.

SUPER TV E MAIS! - Você é um dos autores da biografia de Gloria Pires, "40 anos de Gloria". Como surgiu a ideia do livro e quanto tempo ele demorou para ficar pronto? 

EDUARDO - O livro surgiu em 2001. Eu já era amigo da Glorinha e fã de seu trabalho também. E eu sugeri a ela que documentássemos a já vasta e bem sucedida carreira dela com um livro, uma biografia. Inicialmente, ela declinou, por se achar muito nova para já ter uma biografia. Na época, ela estava com 38 anos. E eu refiz o convite: dessa vez, uma biografia profissional, pois ela era muito jovem, mas havia começado muito nova e tinha muita história para contar nesse quesito. Aí, ela se animou e tocamos o barco juntos. No meio disso, tive um problema pessoal e engavetei o projeto por alguns anos. Em 2008, convidei o Fábio Fabrício Fabretti a retomar esse projeto comigo. Refizemos tudo, fizemos novas entrevistas, novas pesquisas e, em julho de 2010, ele foi lançado nacionalmente. E, graças a Deus, foi um grande sucesso!

Capa da biografia profissional de Gloria Pires.


SUPER TV E MAIS! - Como foi a sua convivência com a Gloria durante a escrita do livro? 

EDUARDO -  Sempre foi muito tranquila. Como disse, eu já era amigo dela, já convivia com ela, estava sempre com ela. E a Glorinha foi muito flexível e colaborou demais comigo e com o Fábio. Costumo dizer que foi um livro escrito por 6 mãos e assinado por 4. (Risos)

SUPER TV E MAIS! - Foi difícil escolher as passagens da trajetória da atriz que fariam parte do livro? Você teve que deixar muitas coisas  fora do livro? 

EDUARDO - Como era um projeto de uma biografia voltada pro lado profissional da Glorinha, tudo o que está ali cabe à nossa proposta.

Eduardo e Gloria.


SUPER TV E MAIS! - É verdade que a biografia da Gloria será transformada em documentário? 

EDUARDO - É um projeto meu, que acabou não acontecendo agora, como previsto, pelo fato de a Gloria estar atolada de trabalho e não conseguirmos conciliar as gravações com os horários dela.

SUPER TV E MAIS! - De quem você gostaria de escrever uma biografia? 

EDUARDO - De tanta gente! Não dá pra citar nomes, pois corro o risco de ser injusto com todos que eu adoraria escrever sobre, já que são tantas pessoas e não caberiam aqui...

SUPER TV E MAIS! - Você foi pesquisador da novela "Fina Estampa". Fale um pouco sobre como é o trabalho de um pesquisador. 

EDUARDO - O trabalho da pesquisa de texto é fundamental para o autor principal. É através da pesquisa que está toda a credibilidade de um assunto que o autor for abordar. Eu decupei a sinopse da novela, separei temas que eu julguei cabíveis de pesquisas. Mandei essa lista para o Aguinaldo aprovar, e ele assim o fez imediatamente. Após sua aprovação, fui em campo atrás de dados, a fim de montar relatórios dinâmicos para todos da equipe. Também escrevi algumas cenas da novela.

Eduardo foi pesquisador da novela "Fina Estampa".


SUPER TV E MAIS! - Você tem vontade de escrever novelas? Acompanha as novelas exibidas atualmente?

EDUARDO - Tenho, sim, é o meu objetivo. Mas eu me cobro muito, tenho fome de aprendizado. Sou muito curioso por natureza e, com isso, vou explorando diversos caminhos. Então, começar como pesquisador foi fantástico, me deu muito respaldo para quando eu assinar minhas novelas no futuro, ter know-how de todas as etapas do roteiro. Quero aprender todos os processos dessa engrenagem. Assisto a "Cheias de Charme" e "Avenida Brasil" e o Canal Viva, que amo! Estamos numa safra de ótimas novelas e boas reprises também no Viva!

SUPER TV E MAIS! - Muitas pessoas tem um preconceito contra a telenovela e acham que ela não faz parte da cultura, como a literatura, o cinema e o teatro. O que você pensa sobre essa assunto?

EDUARDO - É um assunto que me chateia, sinceramente. Tenho horror a esse pseudo-intelectualismo que persegue a TV há anos. A TV não pode e não deve ser tratada apenas como eletrodoméstico. É burrice tentar minimizar a importância de um veículo de grande alcance como a TV. Temos peças excelentes, filmes excelentes e novelas excelentes, assim como temos peças ruins, filmes ruins e novelas ruins também. Por que uma empreitada malfadada no Cinema é tida como "cult", enquanto que na TV é tida como "trash"? Onde está a diferença? Concordo que atualmente a TV venha sofrendo mudanças repentinas, bem aceleradas e que muitos não acompanham tais mudanças. Não se pode comparar as novelas de hoje com as dos anos 80, por exemplo. Tínhamos outro público, outra mentalidade, outra relação com a TV. Então, a TV, pra mim, é arte. Para os medíocres, sim, ela vai continuar sendo um eletrodoméstico.

Com o autor de "Fina Estampa", Aguinaldo Silva.


SUPER TV E MAIS! - Para encerrar, você pode falar um pouco sobre seus próximos trabalhos?

EDUARDO - Eu estou me associando à DD Filmes, uma produtora de São Paulo, dos meus queridos amigos Fred Augusto e Dario Dezem. Juntos, vamos produzir alguns trabalhos para o Cinema. Mas assim que eu puder dar mais detalhes, eu aviso. Super obrigado pelo espaço, pelo carinho e pela entrevista! Adorei participar! Grande abraço a você e seus leitores!


Eu é que agradeço pela entrevista, Eduardo! O blog estará sempre de portas abertas para você!

E para quem quiser seguir o Eduardo Nassife no Twitter, o perfil dele é @edunassife .



Nenhum comentário:

Postar um comentário