Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2012

DICAS DA SEMANA: MAIS GABRIELA



Essa semana as dicas de livro e filme estão relacionadas a "Gabriela, Cravo e Canela", de Jorge Amado, que voltou semana passada como novela das onze e está fazendo sucesso de audiência e também nas redes sociais. Confiram:

1 - LIVRO: "GABRIELA, CRAVO E CANELA", de Jorge Amado.


O livro de Jorge Amado, que já deu origem a adaptações na TV, no cinema e no teatro, foi publicado pela primeira vez em 1958, fazendo grande sucesso por unir aquilo sobre o qual Jorge Amado mais gostava de escrever: A Bahia, sua terra querida, abordando aspectos políticos da Ilhéus de 1925 e reunindo muita sensualidade, crítica social e ironia.

A figura da sensual e ingênua Gabriela ocupa um lugar de grande destaque em nossa literatura e ficou ainda mais famosa com as adaptações feitas. Agora com a segunda versão da novela sendo exibida, é a oportunidade perfeita de ler ou reler o livro, narrado de maneira deliciosa e envolvente por Jorge Amado. Quem já leu alguns de seus livros sabe como o autor  reunia de maneira bem habilidosa os mais variados temas e estilos. Seus livros tem um caráter heterogêneo, sem se prender a um só assunto, mas mantendo uma unidade narrativa que os tornam únicos, por aliar tantas coisas diferentes em uma só história e conseguir passar sempre a mensagem que desejava. Da mesma maneira que a linguagem pode ser ácida em alguns momentos, e o erotismo e política estejam quase sempre presentes, pontuando suas obras, ele também usava bastante lirismo e linguagem poética em suas histórias.

"Gabriela, Cravo e Canela" contém todos os elementos citados acima e é um de seus melhores livros. Se você ainda não leu, o momento é esse. Você vai adorar, sem dúvidas.

2 - FILME: GABRIELA, CRAVO E CANELA (1983), direção de Bruno Barreto.


Sônia Braga voltou a interpretar a personagem que a consagrou em 1983, no filme de Bruno Barreto, lançado oito anos depois da primeira versão da novela na Globo. Embora  não seja tão conhecido quanto a novela, o filme é bem produzido e representa uma oportunidade de quem não viu a novela e nem leu o livro, conhecer a história.

Contada de maneira mais breve e se atendo aos principais personagens e histórias, o filme apresenta os elementos mais importantes do livro, inclusive com cenas mais sensuais e apimentadas que não foram exibidas na novela, mas não substitui de maneira nenhuma a leitura do livro, embora seja sem dúvida uma boa opção de apresentar a história para quem não a conhece e deseja ler o livro depois.

Há muitas mudanças no filme, inclusive substituição de atores. Nacib por exemplo, que na novela é interpretado por Armando Bogus, no filme foi feito por Marcello Mastroianni. Sônia Braga está maravilhosa como sempre, tornando praticamente impossível dissociar sua imagem da imortal personagem de Jorge Amado.

Veja um fragmento do filme "Gabriela, Cravo e Canela":




Essas são as dicas da semana. Veja a novela atual, procure cenas da primeira versão, leia o livro, veja o filme... Afinal de contas seja qual for o formato, ninguém resiste a ela: Gabriela!





Nenhum comentário:

Postar um comentário