Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SBT E RECORD EM DISPUTA ACIRRADA PELO SEGUNDO LUGAR


Há alguns anos  quando o SBT ocupava o segundo lugar na preferência dos telespectadores, a emissora era totalmente desorganizada: programas entravam e saíam do ar com uma rapidez impressionante de acordo com a audiência, às vezes sem nenhum aviso prévio; sem contar as inúmeras mudanças de horário, feitas como "estratégia" para ultrapassar a Globo. Durante muitos anos o SBT desrespeitou os telespectadores com esse comportamento, até que o público se cansou de ser enganado. Ao mesmo tempo a Record passou a investir pesado em sua programação e reforçou seu quadro de apresentadores e jornalistas, além de adotar um modelo de programação parecido com o da Globo e reativar seu núcleo de teledramaturgia, o principal responsável pelo crescimento da emissora, que aos poucos, foi ultrapassando o SBT até atingir finalmente a vice-liderança.

Quando estava em segundo lugar, a única preocupação do SBT era ultrapassar a Globo e por isso fazia tantas mudanças em sua programação. Essa desorganização é uma das principais causas da perda da segundo lugar para a Record. A Record, que durante algum tempo apresentou uma programação de qualidade, logo começou a imitar não só a Globo, mas também o SBT, pois adquiriu o antigo hábito da emissora de Sílvio Santos: mudar programas de horário constantemente. Nem as novelas estão livres e muitas já sofreram mudanças. "Rebelde", que já passou em vários horários, ultimamente estava   sendo exibida às 19 horas, mas desde a semana passada, mudou para as 19h e 50min. A última novela a sofrer mudança de horário foi "Máscaras", que com a estreia do reality "A Fazenda", mudou para as 23h e 15min. Ultimamente a programação da emissora está cada vez mais desorganizada. Alguns programas mudam de horário de repente.

Por causa de "A Fazenda", "Máscaras" acaba de mudar de horário na Record.

O SBT demorou, mas aprendeu a lição, embora tarde demais. Sua programação agora é bem estruturada, seus horários são cumpridos rigorosamente e suas últimas novelas não tem sofrido mudanças de horário. Isso está fazendo a fidelidade do público aumentar a cada dia. Já a Record enfrenta atualmente a maior crise de audiência desde que assumiu o segundo lugar. Suas novelas e programas sofreram uma grande queda e o SBT já é vice-líder em vários horários. O sucesso do momento é a novela "Carrossel", que desde sua estreia vem mantendo índices que nem a emissora esperava: entre 10 e 12 pontos. A Record assustada, fez algumas mudanças em sua programação. Mudanças que até o momento não deram muito resultado. Vários outros programas do SBT estão em uma boa fase de audiência, enquanto a Record não para de cair.

"Carrossel" está alcançando audiência surpreendente para o SBT.

Com a estreia de "A Fazenda", que marcou a excelente média de 17 pontos de audiência, "Máscaras" também teve um aumento em seus índices e subiu dos 4 pontos que tinha marcado na segunda-feira, para 8. Mas ainda é cedo para saber se "A Fazenda" vai continuar mantendo esses índices, afinal as temporadas anteriores também marcaram boa audiência na estreia, mas foram caindo depois. Vamos aguardar.

O que percebemos no momento é que a disputa entre SBT e Record voltou a ficar muito acirrada. Dois anos atrás parecia impossível que o SBT voltasse a ultrapassar a Record, mas atualmente o cenário é outro e a Record, que só se preocupava em ultrapassar a Globo e tinha esquecido do SBT, está tendo problemas por ignorar a emissora, que já mostrou estar disposta a reassumir o segundo lugar.

A Globo sempre teve uma programação muito planejada e seus programas dificilmente mudam de horário, o que mantém a fidelidade do público. O SBT está seguindo o mesmo caminho e está agradando a todos, pois o público se sente desrespeitado com constantes mudanças de horário em qualquer emissora. Não há fidelidade que resista. A Record está repetindo os mesmos erros que o SBT cometeu no passado, em vez de aprender com eles. O maior problema com a Record atualmente são os horários desorganizados e talvez por isso a audiência tenha caído tanto. A emissora precisa planejar melhor a sua programação e resolver esses problemas antes que seja tarde demais, como aconteceu com o SBT. Ainda não dá para saber se o SBT reassumirá a vice-liderança, mas se as coisas continuarem como estão, ele vai se aproximar cada vez mais. 

Vamos continuar acompanhando a disputa entre as emissoras e que vença a melhor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário