Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

AS NOVELAS DE CASSIANO GABUS MENDES - 1ª PARTE

Essa semana voltou ao ar no Canal Viva uma das novelas da Globo de maior sucesso, "Que Rei Sou Eu?" (1989), de Cassiano Gabus Mendes. E dia 10 de maio, "Elas Por Elas" (1982), outro grande sucesso do autor, completa 30 anos. Cassiano Gabus Mendes foi um dos maiores novelistas de nosso país e suas novelas prestaram uma grande contribuição à teledramaturgia brasileira.

As novelas de Cassiano Gabus Mendes tinham um humor inteligente e um charme irresistível que conquistava a todos. Suas histórias eram simples, bem escritas e costumavam fazer também críticas sociais e políticas. Não assisti nenhuma das novelas de Cassiano, mas vi os remakes de "Anjo Mau" (1997) e "Ti Ti Ti" (2010), escritos por Maria Adelaide Amaral. Foram ótimas novelas que deram uma ideia do universo original do autor. Essa semana começaremos a recordar as novelas de Cassiano Gabus Mendes. Foram 12 novelas, todas na Globo. Hoje relembraremos seis delas.


1 - ANJO MAU (1976)



Primeira novela de Cassiano Gabus Mendes, "Anjo Mau" trazia Susana Vieira no papel de Nice, a malvada babá que fazia várias armações para conquistar o patrão, Rodrigo (José Wilker). Com uma anti-heroína como protagonista, "Anjo Mau" fez muito sucesso. No final Nice pagou por suas maldades e morreu de parto. 20 anos depois, a novela ganhou um remake com Gloria Pires no papel principal.  Na segunda versão, que também fez sucesso, Nice teve um final feliz. A abertura original da novela é em preto e branco, mas a versão que vocês veem aqui foi colorizada artificialmente:


2 - LOCOMOTIVAS (1977)


Primeira novela colorida do horário das sete, "Locomotivas" contava a história da ex-vedete Kiki Blanche (Eva Todor), que tinha um salão de beleza muito movimentado e além de Milena (Aracy Balabanian), sua filha legítima, criava mais três filhos adotivos, entre eles a rebelde Fernanda (Lucélia Santos), que disputava com Milena o amor de Fábio (Walmor Chagas). No final da novela Fernanda descobre que Milena é sua verdadeira mãe e as duas fazem as pazes. Eva Todor interpretou Kiki Blanche novamente no remake de "Ti Ti Ti', em uma participação especial. A abertura de "Locomotivas" faz sucesso até hoje. Veja:



3 - TE CONTEI? (1978) 


A jovem Sabrina (Wanda Stefânia) é cleptomaníaca e esconde dos pais a compulsão por roubar. Ela aluga um quarto na pensão da espanhola Lola (Eva Todor) e finge ser uma moça pobre. Na pensão moram também o divertido cego Léo (Luiz Gustavo), que se envolve com Sabrina e com Shana (Maria Cláudia); e a sofrida Luciana (Susana Vieira), que está atrás de seu grande amor Alex (Dennis Carvalho).



4 - Marron Glacé (1979)


A novela mostrava a rotina dos garçons que trabalhavam no bufê Marron Glacé, entre eles, Otávio (Paulo Figueiredo), que para vingar a morte do pai, planeja tomar posse do bufê, pois acredita que ele pertence à sua família. Otávio acaba se apaixonando por Vanessa (Sura Berditchevsky), filha de Clotilde (Yara Cortes), proprietária do bufê, e fica dividido entre a vingança e sua paixão pela moça.



5 - PLUMAS & PAETÊS (1980)


Marcela (Elisabeth savalla) é amiga de Osmar (Stepan Nercessian). Quando trazia a noiva para ser apresentada à sua família, Osmar morre em um acidente de carro junto com ela, e a única sobrevivente é Marcela, que viajava com eles. Marcela resolve fingir que era a noiva de Osmar para desfrutar do conforto oferecido pela família dele. Ela vive um triângulo amoroso com Edgar (Cláudio Marzo), irmão de Osmar, e Renato (José Wilker), pai de sua filha. Marcela só revela a verdade antes de morrer, no final da novela. A história de Marcela e outras tramas de "Plumas & Paetês" foram incorporadas ao remake de "Ti Ti Ti" em 2010.




6 - ELAS POR ELAS (1982)


Quinta-feira, dia 10 de maio, faz 30 anos da estreia de "Elas Por Elas", outro sucesso arrebatador de Cassiano no horário das sete. A novela contava a história de sete amigas que tinham suas vidas modificadas ao se reencontrarem 20 anos depois de terem se visto pela última vez. As amigas são Márcia (Eva Wilma), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Ester Goés), Wanda (Sandra Bréa), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e Natália (Joana Fomm). Um dos personagens de maior sucesso da trama foi o atrapalhado detetive Mário Fofoca (Luíz Gustavo), que tentava descobrir a identidade da amante do marido de Márcia, sem nem imaginar que era Wanda, irmã do detetive. Mário era apaixonado por Cláudia (Christiane Torloni) e usava trechos das canções de Roberto Carlos para fazer declarações a sua amada. Depois do fim da novela o detetive voltou ao ar no seriado "Mário Fofoca" e no filme "As Aventuras de Mário Fofoca", ambos de 1983. Mário Fofoca voltaria ainda quase 20 anos depois, na segunda versão de "Ti Ti Ti", e foi um dos destaques do remake. 

Veja a linda abertura de "Elas Por Elas":



Essa foi a primeira parte do "Recordando" com as novelas de Cassiano Gabus Mendes. Semana que vem relembraremos suas outras novelas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário