Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

DICA DE FILME DA SEMANA: "A MALVADA" (1950)


A dica de filme da semana é um clássico do cinema, "A Malvada" ("All About Eve"), de 1950 estrelado por Bette Davis e Anne Baxter e dirigido por Joseph L. Mankiewicz. "A Malvada" tem como tema principal os bastidores do teatro e é o filme com maior número de indicações ao Oscar até hoje, 14, dos quais venceu 6, incluindo Melhor Filme.

Bette Davis é Margo Channing, uma grande atriz da Broadway que se sente insegura porque está envelhecendo e acha que não conseguirá mais bons papéis. Sua vida muda quando Eve Harrington (Anne Baxter), aparentemente sua maior fã, se aproxima dela e consegue trabalhar na sua casa. Com uma dedicação extrema, Eve cuida dos negócios de Margo, mas aos poucos a atriz percebe que o objetivo dela é tomar seu lugar nos palcos. Eve usa seu jeito ingênuo para manipular as pessoas a seu favor e conseguir o que quer. Ela se torna uma  atriz famosa e consegue realizar seu desejo, mas não é totalmente feliz.

Com um roteiro excepcional e um grande elenco, "A malvada" é cheio de cenas inesquecíveis. Minhas cenas preferidas são a sequência da festa na casa de Margo, onde Marilyn Monroe faz uma pequena participação e Margo diz a famosa frase: "Apertem os cintos, vai ser uma noite turbulenta", e a cena em que Margo faz um grande escândalo ao chegar ao teatro e descobrir que Eve fez a leitura de um texto em seu lugar e conquistou os elogios de todos (O melhor diálogo do filme na minha opinião, cheio de frases marcantes sobre o mundo do teatro). Também gosto muito das cenas em que Margo conversa com Karen (Celeste Holm), mulher do roteirista Lloyd (Hugh Marlowe), enquanto o carro está parado na estrada, e a cena final, onde Eve, depois de ter conseguido o que quer e ter inclusive ganhado um importante prêmio do teatro, chega ao hotel e encontra uma fã sua, Phoebe (Barbara Bates), que também aparenta ser obcecada pela fama, o que sugere uma repetição de tudo o que Eve fez com Margo.

Anne Baxter, Bette Davis, Marilyn Monroe e George Sanders em cena no filme.

O grande destaque do filme é Bette Davis, claro, que fez de Margo uma das personagens mais emblemáticas da história do cinema, mas Anne Baxter também merece elogios por sua atuação como a ambiciosa Eve. George Sanders é outro destaque como o implacável crítico Addison DeWitt, que persegue Margo e ajuda Eve a conquistar o que quer, para depois chantageá-la. E Thelma Ritter, uma das maiores coadjuvantes da história do cinema, brilha mais uma vez como Birdie, amiga de Margo e primeira a desconfiar das más intenções de Eve.

O filme é narrado em flashback e começa com Eve ganhando um importante prêmio do teatro. A imagem congela e os personagens Karen e Addison narram tudo o que aconteceu para que Eve chegasse onde chegou. É dessa maneira que descobrimos a verdadeira história de Eve. 

Bette Davis e Thelma Ritter.

Só acho que o título em português do filme, apesar de bom, é inadequado. Seu título original é "All About Eve" (Tudo Sobre Eve), que combina perfeitamente com a história contada, mas "A Malvada" sugere que é a personagem de Bette Davis quem faz maldades. Basta olhar a capa do blu-ray do filme, onde Davis aparece deslumbrante ao lado do título, de modo que aqueles que não conhecem a história pensam que ela é a malvada da história. Eu mesmo pensava assim, até ler a sinopse do filme.

Seja como for, "A Malvada" é um clássico, um filme obrigatórios para quem gosta de teatro e artes. O filme  e sua critica sobre os bastidores do mundo do teatro, permanecem atuais ainda hoje e vemos que pouca coisa mudou da década de 1950 para cá. A história do filme já deu origem a muitas histórias parecidas  no cinema e teatro, e até nas novelas.

É um grande e inesquecível filme, uma verdadeira obra de arte! Vejam o trailer da edição em blu-ray de "A Malvada":



Se não viu ainda, assista, e já viu, sempre vale a pena rever esse excelente filme, ainda mais em blu-ray, com tecnologia digital.










Nenhum comentário:

Postar um comentário