Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

DICA DA SEMANA: 98 TIROS DE AUDIÊNCIA, DE AGUINALDO SILVA


A dica de livro da semana é o romance "98 Tiros de Audiência", de Aguinaldo Silva, autor de "Fina Estampa", novela que termina nessa sexta.

Você já imaginou o que aconteceria se a protagonista de uma novela das oito fosse assassinada? pois é sobre isso que Aguinaldo fala nesse livro. O autor escreve sobre um mundo que ele conhece muito bem, o das novelas. Aurora Cosntanti, a protagonista de uma novela das oito que está com audiência ruim, é assassinada misteriosamente e o que não faltam são suspeitos, pois a estrela levava uma vida desregrada e tinha muitos desafetos. O autor da novela, o diretor da emissora, os colegas de elenco... Todos a detestavam e não escondem de ninguém que ficaram felizes com sua morte. 

O livro não é só policial. Aguinaldo narra a história com muito humor e comentários ácidos que fazem rir muito. O romance tem muitos personagens e várias histórias acontecendo ao mesmo tempo e sua estrutura é perfeita para ser transformada em uma série de TV. 

Adorei o livro e já li duas vezes. Um dos maiores atrativos é a forma de narração do romance. Aguinaldo usa diferentes maneiras de contar sua história. O primeiro capítulo é hilário, com a própria Aurora Constanti já morta e caída no chão contando o que lhe aconteceu, de maneira muito bem humorada. Depois tem os depoimentos dos suspeitos, cada um mais divertido que o outro, e os capítulos narrados em terceira pessoa. Em momento algum nos cansamos da história, pois tem sempre alguma coisa acontecendo. O livro parece um filme do qual não conseguimos desgrudar até o fim.

Assim como em suas novelas, Aguinaldo cria nesse livro muitos personagens inesquecíveis, como Haroldina Brunet, o "peniqueiro" de Aurora que é muito parecido com o Crô de "Fina Estampa", Everardo Lopes, o autor da novela que é obcecado por audiência, e a veterana atriz Vânia Fonseca, que detestava Aurora e se comporta como se ainda fosse muito jovem. O autor também critica a falta de ética de alguns jornalistas através da personagem Lílian Caronte, uma repórter que faz qualquer coisa para conseguir um furo de notícia.

Lendo "98 Tiros de Audiência", conhecemos melhor a rotina de um jornal sensacionalista, os bastidores de uma investigação policial e o mundo das estrelas de TV na intimidade. Recomendo esse livro para todos que gostam de uma boa história policial com muito suspense, romance e muito, mas muito humor. 

Leiam e me digam o que acharam!





Nenhum comentário:

Postar um comentário