Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2012

AS NOVELAS COM REALISMO FANTÁSTICO

Hoje vamos recordar algumas novelas que já utilizaram o  recurso do realismo fantástico, que ficou tão famoso nas décadas de 1970, 80 e 90. Aguinaldo Silva, autor de "Fina Estampa", é um dos que mais usaram isso em suas novelas. Pena que hoje em dia as novelas tenham abandonado um pouco o realismo fantástico, porque o público sempre gostou muito de novelas assim.

1 - O BEM-AMADO (1973)


Dias Gomes foi um dos primeiros autores a usar o realismo fantástico em suas novelas. Em "O Bem-Amado", primeira novela em cores da TV brasileira, o pescador Zelão das Asas (Milton Gonçalves) tinha o sonho de voar e construiu asas para realizar seu desejo. 

2 - SARAMANDAIA (1976)


Outra novela de Dias Gomes cheia de personagens curiosos. O Coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga) bota formigas pelo nariz; Marcina (Sonia Braga) provoca incêndios com o calor do corpo; Seu Cazuza (Rafael de Carvalho) quase coloca o coração pela boca (literalmente) quando se emociona; O professor Aristóbulo (Ary Fontoura) vira lobisomem nas noites de sexta-feira e João Gibão (Juca de Oliveira) que é aparentemente corcunda, esconde na verdade um par de asas e sai voando no último capítulo. Uma das cenas mais famosas da novela, é quando Dona Redonda (Wilza Carla) explode de tanto comer. 

3 - ROQUE SANTEIRO (1985)



Mais uma novela de Dias Gomes, dessa vez em parceria com Aguinaldo Silva. um dos personagens mais famosos da novela é o Professor Astromar (Rui Rezende), que virava lobisomem nas noites de lua cheia e assustava todo mundo da pequena cidade de Asa Branca.

4 - TIETA (1989)


Um dos maiores mistérios da novela de Aguinaldo Silva era a identidade da mulher de branco, uma "assombração" que atacava os homens. No final da novela descobriu-se que a assombração estava mais do que viva e era Laura (Cláudia Alencar), fogosa mulher do comandante Dário (Flávio Galvão).

5 - PEDRA SOBRE PEDRA (1992)


Mais uma novela onde Aguinaldo Silva usou muito realismo mágico. O fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Júnior) fez muito sucesso. O personagem já estava morto, mas aparecia para todas as mulheres que comiam uma flor que nascia sobre seu túmulo. Também fez sucesso o personagem Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), que tinha muitas dores de cabeça nas noites de lua cheia e o vilão Cândido Alegria (Armando Bogus), que virou pedra no final da novela. 

6 - FERA FERIDA (1993)


Aguinaldo Silva baseou-se no universo ficcional do escritor Lima Barreto para escrever esse grande sucesso. Feliciano Júnior (Edson Celulari) transforma tudo o que toca em ouro, inclusive sua amada Linda Inês (Giulia Gam). Também fez muito sucesso a história de Rubra Rosa (Susana Vieira), que faz tudo ao redor pegar fogo quando vai para a cama com seu amante Demóstenes (José Wilker). 

7 - A INDOMADA (1997)


Uma das últimas novelas onde Aguinaldo Silva usou o realismo fantástico, "A Indomada" apresentou situações inesquecíveis, como a cena em que o delegado Motinha (José de Abreu) cai em um buraco e vai parar no Japão, e a cena onde Emanuel (Selton Mello), vira anjo e voa na cidade. Uma das cenas mais famosas é o final da vilã Maria Altiva (Eva Wilma), que depois de morrer em um incêndio, vira fumaça e assusta os moradores, prometendo que vai voltar. 

Altiva prometeu que voltaria e cumpriu a promessa, pois no final de "Fina Estampa", Tia Íris (também interpretada por Eva Wilma), viaja justamente para Greenville, cidade onde morava Altiva. Antes de viajar para a cidade, Tia Íris olha para a câmera e fala: "Eu não disse que voltava?", e pisca para os telespectadores. Seria muito interessante ver a personagem chegando em Greenville 15 anos depois, mas essa cena fica por conta da imaginação de cada um de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário