Pesquisar este blog

sábado, 25 de fevereiro de 2012

OBRAS DE JORGE AMADO NA TELEVISÃO


Em 2012 completam-se 100 anos do nascimento de um dos mais importantes escritores brasileiros, Jorge Amado. Jorge Amado é não só o escritor brasileiro mais popular no mundo todo, mas também o que mais teve obras adaptadas para o teatro, TV e cinema. Hoje na sessão "Recordando", vamos relembrar algumas de suas obras que fizeram grande sucesso também na telinha.

1 - GABRIELA (1975)


Talvez a adaptação mais clássica da obra de Jorge Amado, "Gabriela", escrita por Walter George Durst foi um grande sucesso em 1975 e consagrou a atriz Sônia Braga no papel da sensual personagem-título, que conquistava os homens com seu jeitinho doce e ingênuo, mas muito provocante. Antes da versão de 1975, "Gabriela" já havia sido adaptada pela TV Tupi em 1960. A novela também deu origem a um filme de 1980 também com Sônia Braga, mas de menor sucesso. E nesse ano a novela ganhará um remake na faixa das 23 horas, em homenagem ao centenário de Jorge. A nova versão será escrita por Walcyr Carrasco e terá Juliana Paes no papel principal. 

2 - TERRAS DO SEM FIM (1981)


Também escrita por Walter George Durst dessa vez para o horário das 18 horas, "Terras do Sem Fim", além de basear-se no livro homônimo, reunia elementos de "Cacau" e "São Jorge dos Ilhéus", outras obras de Jorge Amado. A novela que narrava a disputa política entre dois coronéis vividos por Carlos Kroeber e Jonas Mello foi um grande fracasso de audiência e é uma das adaptações menos conhecidas da obra do autor.


3 - TENDA DOS MILAGRES (1985)


Minissérie de grande sucesso adaptada por Aguinaldo Silva em 1985, "Tenda dos Milagres" contava a história do ogã Pedro Arcanjo (Nelson Xavier), que lutava para manter vivas as tradições da cultura negra e mestiça na Bahia.


4 - TIETA (1989)


O maior sucesso de audiência das adaptações da obra de Jorge Amado, a novela baseava-se no romance "Tieta do Agreste" e trazia Beth Faria no papel principal. Escrita por Aguinaldo Silva, a novela narrava a história da sensual Tieta, que voltava a sua cidade natal, Santana do Agreste, mais de 20 anos depois de ter sido expulsa da cidade pelo pai Zé Esteves (Sebastião Vasconcellos), tudo por causa das intrigas de sua irmã, a invejosa Perpétua (Joana Fomm). Tieta volta disposta a se vingar de todos que a humilharam, mas acaba se apaixonando pelo próprio sobrinho, o seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de Perpétua. Era o que bastava para Perpétua odiar ainda mais a irmã e fazer o possível para infernizar a vida dela. 


5 - CAPITÃES DE AREIA (1989)


Outro romance de grande sucesso de Jorge Amado, "Capitães de Areia" foi transformado em uma minissérie de 10 capítulos na Bandeirantes em 1989, escrita por Antônio Carlos Fontoura e outros autores. 

6 - TEREZA BATISTA (1992)


Baseada no livro "Tereza Batista Cansada de Guerra" e adaptada por Vicente Sesso, a minissérie contava a   história de Tereza (Patrícia França), que foi vendida ainda jovem por sua tia. Após muitos amores e muitas reviravoltas em sua vida, Tereza finalmente é feliz com seu verdadeiro amor, o pescador Jereba (Humberto Martins).

7 - TOCAIA GRANDE (1995)


Em 1995 o romance "Tocaia Grande: a Face Obscura" foi adaptado por Duca Rachid e outros autores para a TV Manchete e trouxe vários elementos característicos da obra de Jorge Amado, numa tentativa de recuperar a audiência da emissora, que não parava de cair. À princípio a audiência não passou dos três pontos, mas aos poucos a novela foi subindo e atingiu uma repercussão satisfatória para a Manchete.


8 - DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS (1998)


Sensual minissérie de Dias Gomes atualmente em reprise no Canal Viva, conta a história de Dona Flor (Giulia Gam), viúva do malandro Vadinho (Edson Celulari), que se casa novamente com o farmacêutico Teodoro (Marco Nanini), mas Vadinho passa a aparecer para Dona Flor sempre nú, o que a deixa completamente dividida entre os dois maridos. 


9 - PORTO DOS MILAGRES (2001)


Novela de Aguinaldo Silva baseada nos livros "Mar Morto" e "A Descoberta da América Pelos Turcos", "Porto dos Milagres" trazia Antônio Fagundes e Cássia Kiss nos papéis dos malvados Félix e Adma, um casal de golpistas que não tinham limites para chegar onde queriam. A novela trazia muitos romances como o do pescador Guma (Marcos Palmeira) com a rica Lívia (Flávia Alessandra). O romance dos dois era atrapalhado por Esmeralda (Camila Pitanga), que era apaixonada por ele. 


10 - PASTORES DA NOITE (2002)


Exibida dentro do programa "Brava gente" no fim de 2002, essa série de 4 capítulos, trazia no elenco entre outros, Fernanda Montenegro, Lázaro Ramos e Mateus Nachtergaele.

Essas são as obras de Jorge Amado que já foram adaptadas para a televisão. Qual delas é a sua preferida?




2 comentários: