Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

NOVELAS DE GLORIA PEREZ: REALIDADE NA FICÇÃO


Hoje na estreia da sessão "Recordando", onde relembraremos grandes novelas, personagens e autores da televisão brasileira, vamos recordar  as novelas de Glória Perez.

O estilo de Glória Perez é famoso por introduzir a realidade dentro da ficção. Em suas novelas a autora sempre trata de temas importantes e polêmicos da nossa sociedade, temas que são pouco abordados por outros autores e que nas suas novelas ganham uma enorme dimensão. Glória tem uma grande habilidade para levantar discussão a respeito de algum assunto.

Relembraremos agora alguns assuntos abordados em suas novelas com grande sucesso.

1 - BARRIGA DE ALUGUEL (1990): QUEM DEVE FICAR COM A CRIANÇA?



Um grande sucesso do horário das seis reprisada atualmente no canal por assinatura Viva, "Barriga de Aluguel" discutiu um tema novo para a época e mobilizou opiniões de todo o Brasil. Todos discutiam quem deveria ficar com a criança gerada em uma barriga de aluguel: a mãe biológica Ana (Cássis Kis Magro) ou a mãe de aluguel Clara (Cláudia Abreu), que havia ficado estéril e não queria entregar o bebê? Foram realizadas várias enquetes com o público e autora contou com acessoria de juízes de verdade para tentar decidir com quem o bebê deveria ficar. 

2 - DE CORPO E ALMA (1992): DOAÇÂO DE ORGÃOS E TROCA DE BEBÊS



Nessa novela a autora discutiu a doação e o transplante de orgãos, através da história de Diogo (Tarcísio Meira), que se apaixona por Paloma (Cristiana Oliveira), mulher que recebeu em um transplante o coração de Betina (Bruna Lombardi), seu grande amor. Outra trama da novela que também teve muita repercussão foi a do casal Caique (José Mayer) e Bia (Maria Zilda Bethlem), que descobrem que seu filho biológico foi trocado na maternidade e está sendo criado por Terê (Neuza Borges) e Vado (Tonico Pereira). Ainda nessa novela, foi mostrado um clube de striptease masculino, o "Clube das Mulheres", onde elas disputam os homens, numa inversão dos papéis masculinos e femininos, que também teve muita repercussão.

3 - EXPLODE CORAÇÂO (1995): CULTURA CIGANA E CRIANÇAS DESAPARECIDAS


Glória Perez mostrou as tradições dos ciganos com a história de Dara (Terez Seiblitz), uma cigana que se apaixona pelo empresário Júlio Falcão (Edson Celulari), através de conversas pela internet, algo completamente novo na época em que a novela foi exibida e que hoje em dia é tão comum. A novela já antecipava a revolução que a internet provocaria na vida de todos. A exploração do trabalho infantil e  crianças desaparecidas também foram abordados. Odaisa (Isadora Ribeiro) tenta encontrar seu filho que desapareceu e se une ao grupo "Mães da Cinelândia", grupo de mulheres da vida real que também procuram seus filhos. A novela exibiu várias fotos e depoimentos, contribuindo para localizar diversas crianças.


4 - O CLONE (2001): CULTURA MUÇULMANA, CLONAGEM HUMANA E DROGAS






Um grande sucesso que mostrou os contrastes entre as culturas brasileira e árabe através da história de amor da muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e do brasileiro Lucas (Murilo Benício). Outros temas inéditos abordados pela novela foram a clonagem humana através do cientista Albieri (Juca de Oliveira), que conseguia clonar Diogo, irmão gêmeo de Lucas que havia morrido em um acidente, e a dependência química através de Mel (Débora Falabella), que era viciada em drogas. A história de mel foi uma das tramas de maior repercussão da novela e ajudou muitos dependentes a procurarem ajuda.

5 - AMÉRICA (2005): IMIGRAÇÃO ILEGAL, DEFICIENTES VISUAIS E CLEPTOMANIA




Uma das novelas onde a autora mais abordou temas da nossa sociedade. O principal deles foi a imigração ilegal de brasileiros para os EUA, através da protagonista Sol (Débora Secco), que abria mão de sua história de amor com Tião (Murilo Benício) em busca de seu sonho de ir trabalhar nos Estados Unidos. Também foi abordado o tema dos rodeios, o drama dos deficientes visuais Jatobá (Marcos Frota) e Flor (Bruna Marquezine) e a cleptomania através da personagem Haidê (Christiane Torloni), que tinha compulsão por roubar. Outro personagem de grande destaque foi Júnior (Bruno gagliasso), rapaz homossexual que não conseguia assumir sua verdadeira orientação por medo da reação de sua mãe, a conservadora viúva Neuta (Eliane Giardini).

6 - CAMINHO DAS ÍNDIAS (2009): CULTURA INDIANA E DISTÚRBIOS MENTAIS




Nessa novela vencedora do Emmy, o Oscar da televisão, que se passava na Índia e no Brasil, a cultura indiana foi o principal tema. Um personagem de grande repercussão foi Tarso (Bruno Gagliasso), que tinha esquizofrenia, um distúrbio mental que o fazia ter alucinações. A autora também abordou a falta de limites na educação através de Zeca (Duda Nagle), que aprontava muitas confusões e tinha o apoio dos pais César (Antônio Calloni) e Ilana (Ana Beatriz Nogueira).

Essa característica de usar a ficção para discutir temas sérios da realidade é um dos maiores destaques das novelas de Glória Perez. Sua próxima novela "Salve, Jorge" que será ambientada na Turquia e estreará ainda esse ano, vai abordar outro tema polêmico que promete chamar atenção: o tráfico de pessoas.

E você, que temas gostaria de ver discutidos em uma novela?

(Com informações do livro "Guia Ilustrado TV Globo: Novelas e Minisséries" e do site www.teledramaturgia.com.br)












3 comentários:

  1. Oi Leandro! Primeira vez que entro no seu blog e achei muito legal essa retrospectiva das novelas da Glória Perez. A melhor dela foi O Clone, seguida de Barriga de Aluguel, Explode Coração e De Corpo e Alma que não acabou tão bem devido a morte da Daniela Perez, a Yasmim da novela, portanto dificilmente ganhará uma reprise. Não gostei de América e muito menos de Caminho das Indias, mesmo tendo ganhado o Emmy. Mas reconheço que Bruno Gagliasso foi muito bem em ambas as obras. Principalmente como Tarso. O olhar dele nesta foto dá medo srsrsrs. Visite meu blog e deixe seu comentário!

    ResponderExcluir
  2. Amo as novelas da Glória Perez! Ela aborda temas sérios, polêmicos que contribuem um pouco pra nossa sociedade e até mesmo ajuda. Novela tem que ser assim mesmo, um pouco perto da nossa realidade.

    ResponderExcluir
  3. É CHANCHADA. ESSA GLORIA "VIAJA" MUITO.

    ResponderExcluir