Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA: NILSON XAVIER



Nosso primeiro entrevistado do blog é Nilson Xavier, autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira", criador do site www.teledramaturgia.com.br e colunista do UOL.

Além de criador de um dos sites mais completos sobre teledramaturgia que faz a alegria de qualquer noveleiro, Nilson tem um blog de grande sucesso no UOL e é usuário assíduo do Twitter, onde comenta diariamente com seus seguidores na rede social, as novelas em exibição atualmente. Nessa entrevista concedida por email e pelo Twitter, ele fala do assunto em que é especialista: a telenovela brasileira.

SUPER TV E MAIS! - Nesses 60 anos de telenovelas no Brasil, quais as principais mudanças na temática e estrutura delas que você destaca?

NILSON - A telenovela no Brasil divide-se em antes de "Beto Rockfeller" e depois. Esta novela (produzida pela Tupi entre 1968 e 1969) representa uma mudança drástica na forma de se fazer novelas no país, que deixou de ser o modelo melodramático latino e passou a ser o modelo com características brasileiras, que perpetua até hoje.

SUPER TV E MAIS! - O mundo nunca esteve tão conectado como nessa era da internet. Hoje com o Twitter temos respostas imediatas ao que as pessoas estão achando das novelas ao mesmo tempo em que assistimos aos capítulos. Como você vê essa interação entre as novelas e as redes sociais?

NILSON - Acho ótimo, pois representa a união entre a TV e as mídias sociais atuais. Uma nova forma de ver televisão e interagir. Ótimo inclusive para as emissoras, que têm o retorno imediato do público.

SUPER TV E MAIS! - A atual classificação indicativa da televisão é bem rígida e muitos a veem como uma espécie de censura disfarçada. Cito como exemplo "Mulheres de Areia", atual reprise da Globo exibida originalmente em 1993 às 18 horas, e que contém várias cenas consideradas "fortes" ou inadequadas para os padrões atuais de uma novela das 18 horas. O que você acha dessa classificação indicativa? Ela prejudica a liberdade de criação dos autores?


NILSON - Toda forma de censura prejudica o processo de criação. Se podia no início dos anos 90, por que não pode hoje? Isso é retrocesso!

SUPER TV E MAIS! - Quais seus autores de novela preferidos e quais autores dessa nova geração você destaca?

NILSON - Minhas novelas preferidas, das que acompanhei, são "Vale Tudo" (1988) e "Roque Santeiro" (1985/1986). Meus autores preferidos já são falecidos: Cassiano Gabus Mendes, Ivani Ribeiro e Dias Gomes. Meus autores preferidos entre os vivos, são Silvio de Abreu e Lauro César Muniz. Da nova geração de autores o grande destaque é o João Emanuel Carneiro.

"Roque Santeiro" e "Vale Tudo" são as novelas preferidas de Nilson.

                                                                                         
SUPER TV E MAIS! - Vejo "Roque Santeiro" de vez em quando e confesso que não acho tão legal quanto dizem. Há muitas outras novelas melhores do que ela.

NILSON - É diferente. "Roque" é uma novela de uma época em que não existiam novelas como ela. Depois Aguinaldo fez 300 novelas parecidas e não era mais novidade, perdeu a graça.


SUPER TV E MAIS! - Qual novela do Aguinaldo Silva é a sua preferida?

NILSON - A tríade "Roque Santeiro", "Vale Tudo" e "Tieta" (1989).

SUPER TV E  MAIS! - Que novela você gostaria que reprisasse no "Vale a pena ver de novo"?

NILSON - "Dancin' Days"!

SUPER TV E MAIS! - E quais novelas dos anos 70 e 80 merecem remakes na sua opinião?

NILSON - "O Rebu". (Revolucionária novela de Bráulio Pedroso exibida na Globo em 1974, que é famosa até hoje por concentrar toda a sua trama em uma festa em que ocorria um assassinato no espaço de apenas dois dias nos 112 capítulos).


Cenas de "Dancin' Days" e "O Rebu".

                                                                             
SUPER TV E MAIS! - Na sua opinião, quais elementos dramatúrgicos não podem faltar em uma boa telenovela?

NILSON - Uma boa história, dividida em bons ganchos (o suspense ao final de cada capítulo) que é o que garante a audiência e a fidelização do público.

SUPER TV E MAIS! - Você entende muito de novelas. Nunca pensou em escrever uma?

NILSON - Não! Eu gosto de ver e tuitar!

SUPER TV E MAIS! - Você não escreveu outro livro depois do Almanaque?

NILSON - Não.

SUPER TV E MAIS! - E não pretende escrever mais nenhum?

NILSON - Sem previsão!

SUPER TV E MAIS! - Nunca pensou em fazer no blog uma lista das 10 melhores e piores novelas que você já viu?

NILSON - Quem sabe...

SUPER TV E MAIS! - Muitos especialistas dizem que depois de tantos anos a estrutura das telenovelas atuais está cada vez mais desgastada. Você concorda com isso ou acha que a telenovela ainda tem um longo futuro pela frente?

NILSON - A telenovela terá futuro - e acredito que iso vai acontecer - se acompanhar as mudanças tecnológicas que forem surgindo. É preciso se adequar às novidades.



Para encerrar, mais uma vez agradeço ao Nilson pela entrevista.

Aguardem a próxima entrevista do blog!



4 comentários:

  1. Nilson também foi meu primeiro entrevistado em meu blog! O pai dos telemaníacos! Parabéns e sucesso! Fábio www.ocabidefala.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista, Leandro! Quando o assunto é a telenovela brasileira, Nilson Xavier é imbatível em suas opiniões, críticas e elogios. Sucesso para o blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ótima a entrevista com o Nilson. Ele entende realmente de novelas, a opinião dele sempre deve ser considerada. Concordo quando ele fala sobre o gancho. Vi "Roque Santeiro" na reprise do ano 2000 também e também não achei nada demais na novela, pra época marcou. Gostei bastante do seu blog. Abraço! Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Mto legal a entrevista com o Nilson! Ele é o máximo com as suas opiniões! E ele no Twitter então, é uma comédia! Parabéns pela entrevista, mto boa!

    ResponderExcluir