Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA: GLORIA PEREZ FALA SOBRE A CARREIRA E SOBRE SUA PRÓXIMA NOVELA


A entrevistada de hoje do blog é a autora Gloria Perez. Formada em História, Gloria começou na televisão como colaboradora de Janete Clair em sua última novela, "Eu Prometo", de 1983. Depois disso ela nunca mais abandonou a televisão. Escreveu sua primeira novela "Partido Alto" em 1984, numa parceria com Aguinaldo Silva. Depois de uma passagem pela TV Manchete no final dos anos 1980, Gloria voltou a Globo, onde continua até hoje. Gloria é autora de várias novelas e minisséries de sucesso e é a única mulher além de Janete Clair, que já escreveu como autora titular para o horário das oito, o mais importante da Globo. Suas novelas também são famosas por discutirem temas importantes e polêmicos, que mobilizam o público e provocam várias reflexões na sociedade, como a doação e o transplante de orgãos em "De Corpo e Alma" (1992), o problema das drogas em "O Clone" (2001) e o tráfico de pessoas, que será um dos temas principais de sua próxima novela, "Salve jorge".

Nessa entrevista Gloria fala um pouco sobre sua carreira, sobre a importância das novelas na discussão de problemas do cotidiano e também sobre "Salve Jorge", que tem estreia prevista para outubro e que tem entre outros nomes confirmados em seu elenco, Rodrigo Lombardi, Nanda Costa, Giovanna Antonelli, Domingos Montagner, Cleo Pires, Letícia Spiller e Cissa Guimarães.

Confira a entrevista:

SUPER TV E MAIS! - Escrever para a televisão era algo que você sempre quis ou pensava em seguir outra carreira?

GLORIA PEREZ -  A televisão sempre me fascinou, pelo alcance, pela possibilidade de chegar a tantas pessoas. Mas eu me formei em História e estava fazendo a tese de Mestrado quando Janete Clair me deu a chance.

SUPER TV E MAIS! - Você começou na televisão como colaboradora de Janete Clair e escreveu o restante da novela "Eu Prometo" (1983). Quais foram as principais lições que você aprendeu com ela?

GLORIA PEREZ - A não ter medo dos sentimentos. Do mergulho nas emoções.

SUPER TV E MAIS! - "Barriga de Aluguel" (1990), seu primeiro grande sucesso na televisão, que está sendo reprisada atualmente no Canal Viva, seria exibida originalmente no horário das oito, mas foi transferida para o horário das seis. Que mudanças você teve que fazer na história para adequá-la ao novo horário?

GLORIA PEREZ - A boate de prostituição onde Clara (Cláudia Abreu) trabalhava foi transformada num barzinho moderno. Essencialmente, só isso.

Cenas de "Eu Prometo" (1983), "Partido Alto" (1984) e "Carmem" (1987).

SUPER TV E MAIS! - Suas novelas costumam discutir muitos temas importantes e polêmicos que logo despertam o interesse do público. Você se preocupou em discutir esses assuntos desde o início de sua carreira de escritora ou é algo que foi surgindo naturalmente?    

GLORIA PEREZ - Desde sempre me preocupei com isso. Se a novela pode fazer um país inteiro discutir quem vai ficar com a mocinha, por que não aproveitar esse alcance para levantar debates que sejam úteis para a sociedade?

SUPER TV E MAIS! - Como você acha que a telenovela ajuda a sociedade ao propor discussões sobre algum fato?

GLORIA PEREZ - O que nós podemos fazer é mostrar o problema e levantar a discussão no país inteiro. Cabe às instituições aproveitar esse momento favorável para transformar reinvindicações em fato! Porque o interesse pelo assunto diminui muito quando termina a novela. Lembro que em "De Corpo e Alma" recebi até carta de agradecimento do INCOR, tantas foram as doações no período em que a novela estava no ar. Depois elas voltaram a ser tão raras quanto antes.


Cenas da minissérie "Desejo" (1990), de "Barriga de Aluguel" (1990) e "De Corpo e Alma" (1992)

SUPER TV E MAIS! - Li que você disse ter escrito uma cena meio absurda na novela "Carmem" (1987), onde uma mulher atirava várias vezes contra o marido e errava todos os tiros mesmo estando a uma distância muito curta dele. Para você como escritora, tudo é possível em uma novela ou até mesmo na ficção deve haver um limite que considere o que é possível ou não de acontecer na vida real?

GLORIA PEREZ - Tudo é possível acontecer na vida real! O inviável só existe na ficção. Fiz essa cena em "Carmem". Era final de capítulo, precisava de um gancho para chamar o público para o dia seguinte - o folhetim vive disso, afinal de contas. Ela deu os seis tiros à queima-roupa e nenhum acertou. Pode ser que tivesse péssima pontaria ou que o intuito fosse apenas assustar o marido prevaricador, não importa.

"Explode Coração" (1995), "Hilda furacão" (1998) e o remake de "Pecado Capital (1998)

SUPER TV E MAIS! - Você tem preferência por alguma das novelas que escreveu?

GLORIA PEREZ - Tenho um sentimento especial por "Desejo" pelo trabalho exaustivo de pesquisa que tive de enfrentar para escrever. Mas eu não chamaria de preferência: cada uma delas tem seu lugar.

SUPER TV E MAIS! - Que outros autores de novela você admira?

GLORIA PEREZ - Admirar, admiro todos, porque sei o quanto de empenho e sacrifício exige de nós escrever uma novela. Mas nesse terreno, sim, tenho uma preferência: minha mestra, Janete Clair.

Fotos de "O Clone" (2001/2002), "América" (2005) e da minissérie "Amazônia" (2007)

SUPER TV E MAIS! - Você tem alguma "técnica" para ficar inspirada quando vai escrever uma novela ou as ideias surgem de repente na sua cabeça?

GLORIA PEREZ - Novela é produção industrial, esteira rolante: são 32 páginas por dia. De modo que menos inspirado ou mais inspirado, você tem de escrever. O que eu faço é deixar fluir a imaginação. Penso que se você tem uma sinopse bem mapeada e personagens com características fortes, fica fácil. 

SUPER TV E MAIS! - O título "Salve Jorge", de sua próxima novela, é definitivo ou tem chances de mudar?

GLORIA PEREZ - É título provisório: pode ficar ou pode mudar. Mas eu gosto muito. O título é uma homenagem ao guerreiro que precisamos despertar em cada um de nós para enfrentar os dragões que a vida nos reserva. Ao mesmo tempo, São Jorge nasceu na Capadócia, Turquia, é o protetor da cavalaria, que vai ser mostrada na novela, no cenário do Alemão pacificado, e invocado, também, pelos que montam nos campeonatos de hispismo, como nosso galã. Falei demais, chega!

"Caminho das Índias", vencedora do Emmy em 2009 e Nanda Costa, que  Costa será a protagonista de "Salve Jorge".

SUPER TV E MAIS! - Como você se sentiu ao ganhar o Emmy por "Caminho das Índias"? Isso faz você sentir uma responsabilidade ainda maior com sua próxima novela ou você não pensa nisso?

GLORIA PEREZ - Me senti muito compensada quando subi naquele palco para ganhar o Emmy. Até porque foi uma novela que exigiu de mim um esforço muito maior: foi escrita literalmente na cadeira da quimioterapia. Guardo esse prêmio com o maior e mais justificado orgulho, mas não penso nele quando escrevo "Salve Jorge". Como em todos os outros trabalhos, só quero contar uma boa história. 


Muito obrigado a Gloria pela gentileza de me conceder essa entrevista, mesmo muito ocupada com os trabalhos de sua próxima novela, que torço para que seja mais um sucesso na sua carreira. 

Vamos ficar de olho nas novidades de "Salve Jorge"!

Clique aqui para ler outra entrevista com Gloria Perez, onde ela fala exclusivamente sobre "Salve Jorge".
                                                                   

16 comentários:

  1. Oi! Teve a Regina Braga que atualizou "Selva de pedra" com Eloy Araújo. Não a atriz, mas uma dramaturga que já faleceu. E a Glória Magadan no início das novelas. Adorei a entrevista. Em especial simpatizei um pouquinho mais com o título da novela. Glória é uma guerreira! Parabéns!
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando disse que ela é a única autora que já escreveu para o horário das oito como autora titular além de Janete Clair, me refiro ao prestígio que ela tem e ao fato de suas novelas serem inéditas e de ela escrever sozinha, como Janete Clair fazia. Regina Braga e Eloy Araújo escreveram o remake de "Selva de Pedra", mas a história é de Janete Clair. Já as novelas de Gloria Magadan são de uma época em que os horários fixos de novelas da Globo ainda não estavam completamente estabelecidos. As novelas naquela época eram meio confusas e chegavam a mudar de horário. Se você reparar no site www.teledramaturgia.com.br verá que todas as novelas de Gloria Magadan foram exibidas no horário das 21 h ou 21h30min. Também há uma que foi exibida às 19 h. Quando eu falo horário das oito, me refiro ao horário fixo que se estabeleceu no final da década de 1960 e que hoje se transformou no horário das nove, embora muita gente ainda se refira a ele como o horário das oito.

      Excluir
  2. Gosto muito das novelas da Glória Perez!
    Parabéns pela reportagem, e de qualquer forma uma bela homenagem a uma autora-escritora minto legal.
    Uma bela tarde. Abraços.

    PS: Parece-me, que sou sua primeira seguidora...logo terá muitas depois de mim...sucessos aqui em seu canto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. OM DIA LEANDRO A AUTORA GLOBAL VIOLOU MEUS DIREITOS AUTORAIS MAS NÃO VOU DESCANSAR ENQUANTO A VERDADE FOR ESCONDIDA O TEMPO PODE PASSAR AJUSTIÇA CATARINENSE ROUBOU MEUS DIREITOS JUNTO COM GLORIA PEREZ E TV GLOBO MENTIRÃO O QUANTO PUDERÃO MAIS TEM MUITAS PROVAS NA AÇÃO A CONFUSÃO VAI SER FORA DA JUSTIÇA PORQUE ELES ESTÃO ROUBANDO DIREITOS E PIOR EXISTE MUITOS DOCUMENTOS NA AÇÃO DESDE A INICIAL AGORA FALTA SÓ SUMIREM COM O PROCESSO INTEIRO DE DENTRO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE FLORIANÓPOLIS SC. NÃO ME INTERESSA NADA MAS A NÃO SER PROVAR PRO MUNDO INTEIRO O QUE REALMENTE ESTA ACONTECENDO, PRA GLORIA PEREZ E TODO O MAGISTRADO CATARINENSE E O DESEMBARGADOR CARICA QUE ASSINOU A SUJEIRA UM ZERO DO TAMANHO DA HONRA QUE ELES TEM. NADA MAIS COM RESPEITO E A TRISTEZA DE UM PAÍS ONDE A JUSTIÇA É DE QUEM PODE MAIS. MAS ACREDITO QUE A VERDADE SEMPRE ESTA NO LADO DE DE TODOS, O QUE ESTA ME DEIXANDO COM MUITA RAIVA É TEREM DITO QUE EU QUERO ENRIQUECER AS CUSTAS DELES, QUANDO QUEM FOI ROUBADA E AINDA PLAGIADA FOI EU ELIETE TEREZINHA MARTINS. CONTATO elietenumerologia@gmail.com

      Excluir
  3. AMEEEEEI MUITOOOO a Regiane Alves no elenco. Acho ela demais.

    Regi e Gio D I V A S !!!!! *-----*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,a entrevista com a Gloria Perez ficou show.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da entrevista! Glória Perez é uma das minhas autoras favoritas!

    ResponderExcluir
  6. BOM FICA DIFÍCIL DIZER MAIS EXISTES PROVAS FOI VIOLADO MEUS DIREITOS AUTORAIS TV GLOBO E GLORIA PEREZ TRANSFORMARAM A OBRA GRITO DA PAIXÃO ESPANHOLA EM EXPLODE CORAÇÃO E ATÉ OS DIAS DE HOJE FIQUEI ESPERANDO O RETORNO DA LIGAÇÃO FEITA EM 18 DE AGOSTO DE 1995 QUE ERA PARA AGUARDAR QUE RECEBERIA PELA OBRA ESCRITA E QUE APENAS AGUARDASSE JÁ SE PASSOU MAIS DE VINTE ANOS O PROCESSO CONTINUA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE FLORIANÓPOLIS SC NA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO O JUIZ RECEBEU CARTÃO DE VISITA DO ADVOGADO DA TV GLOBO E MARCARAM PRA CONVERSAR DEPOIS O ADVOGADO QUE ME ACOMPANHAVA TAMBÉM FOI DESTRATADO EU FUI HUMILHADA O TJ ME TRATA DESSA MULHER MAIS TENHO PROVAS A TV É RÉU CONFESSO ALEM DO JUIZ E OS DESEMBARGADORES DIZER QUE DE FATO É PLÁGIO DIZEM QUE O PEDIDO DO ADVOGADO FOI ERRADO BOM QUEM TIROU TODOS OS MEUS DIREITOS FOI O JUIZ DA PRIMEIRA VARA O MESMO QUE GUARDOU O CARTÃO DA REDE GLOBO PERGUNTO SERÁ QUE EXISTE JUSTIÇA EM NOSSO PAÍS, UMA COISA É VERDADE O POVO TEM QUE VER TODA VERDADE A GLORIA PEREZ FEZ FALSO TESTEMUNHO A AMIGA DA GLORIA QUE TESTEMUNHA TAMBÉM PECOU JÁ TEVE JORNAL QUE PUBLICOU QUE A NOVELA EXPLODE CORAÇÃO FOI ESCRITA SOBRE A OBRA GRITO DA PAIXÃO ESPANHOLA QUE PAÍS É ESSE SÃO VINTE ANOS CHEGA DE TANTA INJUSTIÇA MINISTÉRIO PUBLICO ONDE ESTÃO VOCÊS ESTA SEMANA É QUE RECEBI CONCELHO ESPECIAL AFINAL NÃO DA MAIS DE ESPERAR PELO PODER DO MAGISTRADO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE FLORIANÓPOLIS SC

    ResponderExcluir
  7. ESCULPEM ALGUM ERRO NO DIGITAR PORQUE DÓI MUITO ESTE ASSUNTO,É A DOR DE UMA PERCA SOU APENAS UMA CATARINENSE QUE NÃO AGUENTA MAIS TANTA INJUSTIÇA, NÃO SOU TÃO NINGUÉM TENHO OBRAS ESCRITAS PERSONAGENS QUE ILUMINA A ILHA DA MAGIA FLORIANÓPOLIS PERTENÇO A ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL SECCIONAL DE FLORIANÓPOLIS OCUPO A CADEIRA 17 MINHA PATRONA MAURA DE SENA PEREIRA E MEMBRO DA CÂMARA DO LIVRO ENTRE OUTROS TRABALHOS PENA QUE ESSA LUTA ME CONSTRANGE ATRASA MEUS TRABALHOS PORQUE SINTO UMA DOR CONSTANTE,ESTOU DISPOSTA A LEVAR ESSA VERDADE ATÉ O FIM DEDIQUEI ESTÁ OBRA TAMBÉM PARA CRIANÇAS COM CÂNCER

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Desculpe o erro no digitar mas estou muito triste injuriada por tantas mazelas

      Excluir