Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DICAS DA SEMANA

1 - DICA DE LIVRO: "1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER", ORG. STEVEN JAY SCHNEIDER



Além de noveleiro, sou um cinéfilo compulsivo. Por isso quando soube desse livro, não pude deixar de comprá-lo. É obrigatório para quem gosta de um bom filme. O livro é um  guia completíssimo com filmes de todas as épocas e dos mais variados gêneros. Com 962 páginas e muitas fotos e cartazes de filmes, o livro foi organizado por mais de 50 críticos do mundo todo e traz filmes de vários países. Começando com "Viagem à Lua" (1902), que é considerado o primeiro filme de ficção científica e indo até "Bastardos Inglórios" (2009), temos um verdadeiro panorama da história do cinema através dos filmes, que são organizados em ordem cronológica e nos permitem acompanhar a evolução da linguagem cinematográfica, enquanto conhecemos melhor a história de cada filme.

Esse livro é para todos os gostos, pois traz filmes dos mais variados gêneros, que vão do drama á comédia, sem deixar de lado outros gêneros como ficção científica, animações, documentários e outros. É claro que ninguém é obrigado a assistir os 1001 filmes indicados por ele, mas o livro ajuda muito a conhecer melhor os grandes clássicos que fizeram a história do cinema e através das sinopses, fica mais fácil escolher aqueles que queremos assistir. Ótimo livro!

2 - DICA DE CD: WHITNEY HOUSTON - THE GREATEST HITS


No final de semana, o mundo da música perdeu Whitney Houston, uma das mais belas vozes do pop internacional. Whitney era uma grande artista e apesar dos problemas pessoais que enfrentou em sua vida, jamais perdeu o talento e a linda voz. Por isso essa semana recomendo a coletânia "The Greatest Hists", lançada em 2000, com seus grandes sucessos.
Trata-se de um cd duplo, com 35 músicas reunindo o melhor de Whitney. Os fãs vão se deliciar com músicas como "Greatest Love Of All", "One Moment In Time", "I Will Always Love You", "All The Man That I Need", "Where Do Broken Hearts Go", "I Wanna dance With Somebody", "So Emotional", "I'm Every Woman"... É um sucesso atrás do outro e a cada música que ouvimos, ficamos sabendo porque Whitney é considerada uma grande cantora. Ela cantava dando tudo de si na música. Talvez por isso, sentimos uma grande emoção quando a escutamos. Além dos grandes sucessos, a coletânia traz também vários duetos de Whitney com outros cantores e alguns remixes de suas músicas.

Recomendo essa coletânia para quem é fã de Whitney e até mesmo para quem não é ou não conhece direito suas músicas. Se você não conhece direito os grandes sucessos de Whitney, é uma ótima forma de conhecer e certamente você será conquistado por essas ótimas músicas e passará a admirar Whitney Houston como ela merece ser admirada.


3 - DICA DE FILME: "UMA RUA CHAMADA PECADO" (1951)











Depois de recomendar "...E O Vento Levou" na semana passada, recomendo essa semana o filme em que Vivien Leigh ganhou seu segundo Oscar, "Uma Rua Chamada Pecado". Baseado na peça "A Streetcar Named Desire", de Tenesse Williams, o título do filme em português está errado, uma vez que em inglês tanto a peça como o filme chamam-se "Um Bonde Chamado Desejo".

Dirigido por Elia Kazan, "Uma Rua Chamada Pecado" é um grande filme cheio de atuações fortes entre as quais se destacam Vivien Leigh e Marlon Brando em um de seus primeiros filmes. Leigh interpreta Blanche Dubois, uma mulher misteriosa e perturbada, que vem morar um tempo com a irmã Stella (Kim Hunter) e seu cunhado Stanley (Brando). Blanche e Stanley se detestam e vivem brigando, porque ela não aceita o jeito grosseiro dele e a forma como trata sua irmã, que está grávida. Blanche se envolve com Mitch (Karl Malden), amigo de Stanley, que pensa até em casar com ela, mas Stanley descobre o passado de Blanche e revela a Mitch que ela saiu de sua cidade porque estava envolvida em vários escândalos, pelo fato de ter tido muitos amantes. Ao ser abandonada por Mitch  e violentada por Stanley, Blanche  enlouquece.

"Uma Rua Chamada Pecado" é um filme forte e perturbador, que nos faz mergulhar na loucura e nas perturbações de Blanche de uma maneira que nos deixa meio esgotados emocionalmente depois de o assistirmos. Uma das cenas mais perturbadoras é o estupro de Blanche por Stanley, cena que quase foi proibida pela censura americana da época. É nesse filme que Vivien diz a famosa frase: "Sempre dependi da bondade de estranhos". Vale a pena ver esse filme. A edição especial em dvd traz dois discos, um com o filme e outro com vários bônus que mostram os bastidores da produção. Recomendo! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário